Para garantirmos um ambiente de aprendizagem, convivência, ética e respeito mútuo à comunidade escolar é importante observar as normas de convivência:

1. É direito de todos: condições favoráveis para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e potencialidades; assim, é dever de todos: uma atitude que colabore para a criação de um ambiente efetivo de estudos.
  2. Respeitar e ter ética com professores, funcionários, colegas e o ambiente em que vivemos.
  3. Participar de todas as aulas, desenvolvendo as atividades/avaliações propostas pelo professor e fazer o tema de casa.
  4. Ser pontual no início das aulas, após o intervalo e no término do turno. Em casos excepcionais, até três vezes no trimestre, o estudante poderá entrar na segunda aula com justificativa da família.
  5. Observar os seguintes critérios caso o estudante não realize provas agendadas ou atividades avaliativas: As provas e atividades avaliativas agendadas no calendário da escola serão substituídas pela prova de época especial (1º e 2º trimestre). A inscrição para a prova de época especial deverá ser feita imediatamente após o retorno do estudante à escola, mediante justificativa escrita da família e pagamento de taxa, no setor de cópias. As demais atividades avaliativas devem ser justificadas, por escrito, diretamente com o professor da disciplina, que avaliará a justificativa e definirá a forma de substituição. A falta de justificativa plausível para o não comparecimento a provas e/ou atividades avaliativas implicará nota zero para o estudante.
  6. Ausentar-se do Colégio antes do término das aulas somente será permitido mediante justificativa da família. A família também deve justificar eventuais faltas do estudante à escola.
  7. Permanecer na escola no período que não seja o de horário das aulas deve ser fiscalizado pela família.
  8. Usar o uniforme do Colégio Exponencial para frequentar a escola. A família é responsável em monitorar o uso do uniforme.
  9. Preservar o ambiente de estudo ao transitar pela escola, especialmente próximo às salas de aula.
  10. Zelar pelos bens materiais, equipamentos, objetos e ambientes da escola. No caso de danos, a família deverá ressarcir a escola, além do estudante responder por possíveis penalidades.
  11. Cuidar dos objetos pessoais, materiais e dinheiro, a escola não responderá por danos e perdas.
  12. Não é permitido o uso do celular durante as aulas e o uso da calculadora nas provas agendadas pela escola, exceto, quando o professor autorizá-los como instrumentos pedagógicos. Diante do uso indevido do celular pela 2ª vez, ele será retido por três dias, antes disso, somente é retirado com a autorização da família.
  13. O estudante flagrado em procedimento de cola terá sua prova recolhida e zerada automaticamente, sem direito a recuperação de nota.
  14. Atitudes indiferentes às aulas são consideradas atitudes de indisciplina e não serão permitidas na escola.
  15. O cumprimento destas NORMAS DE CONVIVÊNCIA é COMPROMISSO do estudante, da família e da escola para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tão necessário e desejado por todos.