Obra de Dom Casmurro ganha forma de júri popular simulado em atividade da 1ª série do EM

A obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, ganhou novos contornos e argumentos em uma livre interpretação realizada em forma de júri popular simulado, pelos alunos do 1ª série do Ensino Médio. A atividade da aula de Língua Portuguesa, da professora Márcia Stonoga Brasil, busca proporcionar aos alunos um momento mágico a partir da leitura de um clássico, ao desenvolver nos estudantes a importância da argumentação, seja pelo texto escrito ou de forma cênica.

Estava em julgamento a denúncia  que Bento Santiago – o Dom Casmurro – foi traído por Capitu. De um lado alunos fizeram a defesa, do outro a acusação. No júri simulado estavam nove pessoas, entre eles professores e ex-alunos. Após os argumentos serem expostos foi dado o veredito: Capitu foi considerada inocente.

A simulação do Júri foi realizada na manhã da última terça-feira (18). O aluno Bernardo De Marco Gonçalves foi testemunha de acusação, ele aprovou a atividade. “Contribui bastante, gosto dessa área do direito. Ajuda a ampliar a capacidade de argumentação e de falar em público”, destaca. A  aluna Alicia Tramontini Soletti foi testemunha de defesa. “É importante para compreender mais a história de Dom Casmurro e para entender como funciona um júri. É bom ter a oportunidade de se expressar representando um personagem”, destaca.

Segundo a professora Márcia, a atividade surpreendeu pelo envolvimento dos alunos que, há cada ano está mais intenso. “O poder de pesquisa que eles obtiveram foi surpreendente. As dúvidas durante o processo foram enriquecedoras. Os jurados ficaram impressionados com as falas e representações dos estudantes, principalmente no aprofundamento dos argumentos”, enfatiza a professora.