Alunos do 9º ano participam de debate sobre porte de armas

O debate sobre o porte de armas ganhou a voz dos alunos do 9º ano. Representantes das turmas participaram do ciclo de debates, que busca incentivar a pesquisa e desenvolver a argumentação para textos dissertativos-argumentativos.

A atividade realizada no dia 10 de junho contou com a participação de dois grupos, um  formado por alunos que defenderam o porte de armas e outro contra. Os alunos que se destacaram em cada turma são indicados pelos colegas, por meio votação, para esse debate final. Os grupos foram avaliados por quatro jurados, que analisaram o tom de voz/dicção e pronúncia; postura/gestos; vocabulário e argumentação.

O debate é realizado na disciplina de Língua Portuguesa, pela professora Marcela Silveira Tortelli. A banca de jurados foi formada pelo professor Amélio Bedin, psicóloga terapeuta familiar Daniele Damo; comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva e pela professora Nívia Moro.

A aluna Maria Cecília Cassol participou do grupo que atuou em defesa do porte de armas. O grupo fez pesquisa sobre países com potencial de porte de armas, destacou o Estatuto do Desarmamento e as alternativas para melhorar. “Ampliou muito o vocabulário e visão de mundo. São debates que aumentam o conhecimento, que pode ser usado para a vida”, analisa a aluna.

No grupo que atuou contra o porte de armas estava a aluna Kamily Ribeiro. A equipe também buscou exemplos e mostrou estatísticas de países desenvolvidos. “É um conhecimento a mais sobre a sociedade, política e mídia. Melhora o vocabulário, a capacidade de dissertação e argumentação”, enfatiza Kamily.

Avaliação

O grupo que apresentou argumentos contra o porte de armas foi o vencedor do debate. “Parabenizo os alunos pela coragem de enfrentar uma plateia e um grupo de jurados. É uma experiência que será lembrada por muitos anos, tanto para a vida acadêmica quanto para a profissional. Independentemente do resultado, cada um já é vitorioso por aceitar este desafio”, afirma a professora Marcela.

O tenente-coronel Ricardo Alves da Silva avalia que foi um excelente debate. “Nota-se que as turmas estudaram, pesquisaram muito, foram muito perfeccionistas no que acabaram consultando, as defesas foram consistentes. Entendo que o tema é muito importante principalmente nessa faixa etária, primeiro para que conheçam o potencial de uma arma de fogo e comecem a ter uma análise crítica de quem pode portar uma arma de fogo. As decisões que eles tomarem pode ter um rumo muito sério para humanidade”, destaca.