Atividade de integração prepara estudantes para enfrentar o Terceirão

Para os alunos do Terceirão, este é um ano de grandes expectativas que envolvem escolhas e a superação de desafios para iniciar uma nova etapa de vida. Com o propósito de dar suporte e preparar os alunos para o ano letivo, o Colégio Exponencial realizou atividade de integração entre professores, pais e alunos no último sábado (9).

A programação iniciou com reunião entre pais e alunos e professores, das 8h às 9h. Neste tempo a equipe de profissionais do Exponencial dialogou sobre a importância do acompanhamento da família neste ano de despedida do ensino regular. Foram repassadas orientações sobre a dinâmica de avaliação, materiais utilizados, planejamento de estudos, redação e orientação profissional. “É um ano importante, abordamos como os pais podem colaborar nesta preparação, para que junto com o trabalho desenvolvido na escola os alunos se sintam apoiados e ancorados”, afirma a psicóloga do Colégio Exponencial, Ana Amélia Bedin.

Das 9h às 11h as atividades foram direcionadas para uma integração entre professores e alunos. A dinâmica contou com a participação da Facilitadora de Educação Emocional Positiva, Fabiana Nunes Ribas. A ação buscou motivar os alunos para o ano decisivo e para o fortalecimento do grupo enquanto equipe. “A ideia é fomentar entre os alunos a percepção de união entre eles e de que quando todos colaboram as coisas acontecem de forma diferente”, explica Fabiana.

O encontro de integração contou com uma dinâmica de grupo entre professores e alunos. Através de técnicas projetivas, foram construídas telas que ficarão expostas aos alunos no decorrer do ano, com intuito de servirem como ancoragem a eles. A construção das telas teve o objetivo de permitir que os estudantes expusessem as suas expectativas e caminhos que pretendem trilhar, reconhecendo na figura do professor um apoiador e incentivador.

“Os momentos de cansaço durante o ano, de um aluno do Terceirão, são naturais e até esperados, porém, recuperar tão logo possível o 'pique' nos momentos mais exigentes, é imprescindível. Esperamos que os alunos possam perceberem-se como equipe e buscarem os professores como uma fonte de apoio para reequilibrar as energias em um ano de bastante entusiasmo e produtividade. Acreditamos que eles tenham se sentido bem acolhidos”, avalia a psicóloga.

Integração da 2ª Série do EM

Na segunda-feira (11), as 2ª séries do Ensino Médio participaram de uma dinâmica de grupo, com o objetivo de integração entre os alunos e fortalecimento das relações entre os colegas. Quem desenvolveu a dinâmica foi a Facilitadora de Educação Emocional Positiva, Fabiana Nunes Ribas.

A proposta da atividade vai ao encontro do Projeto Valores para a Vida, desenvolvido no Exponencial desde o ano passado, com o propósito de auxiliar na formação humana dos alunos.

“A atividade teve uma boa aceitação. Trabalhar em equipe é uma tendência para o mercado de trabalho no século 21, por isso, saber conviver bem em grupo é tão fundamental. São habilidades socioemocionais que também nos propomos a desenvolver nos nossos estudantes, indo, assim, além dos conteúdos tradicionalmente conhecidos”, avalia Ana Amélia.