Alunos do 9º ano participam do 1º Café Literário

O projeto "Ouça nossa voz", proporcionou uma experiência para socialização de ideias entre os alunos do 9º ano. Na atividade realizada pela  professora de Língua Portuguesa, Andréia Manzoni Mariani, os estudantes pesquisaram e construíram um discurso, que foi compartilhado no 1º Café Literário, na biblioteca do Colégio Exponencial.

A professora explica que foi um trabalho realizado com manifestos, onde os alunos puderam ter contato num primeiro momento com discursos de diversas temáticas e em grupos escolheram uma. “Eles escreveram seus próprios textos com o propósito de valorizar suas ideias e estimular a importância de se fazer ouvir e se fazer entender pelas outras pessoas, através da clareza do texto escrito e da leitura. A atividade também estimulou a pesquisa e busca de dados para fundamentação”, destaca.

A programação contou com a participação da professora Juceli Morello Lovatto, da Unochapecó. “A professora acompanhou as leituras e fez um bate-papo com os alunos sobre a importância da construção de um bom discurso, para que sejamos compreendidos, tendo a leitura e literatura como fonte para a escrita de um bom discurso”.

Na avaliação da professora Andréia, o propósito foi atingido e superou as expectativas. “Esse trabalho realmente cumpriu seu objetivo mostrando aos alunos que a disciplina de Língua Portuguesa vai além das regras de gramática, ela é viva, é mutável. Um bom leitor, sem dúvida será um bom escritor, será alguém que através da beleza e clareza das palavras poderá alcançar qualquer objetivo” avalia a professora.