Atividades não presenciais entram em nova etapa de ensino

Falar com a câmera e com alunos, esse é o desafio dos professores nesse cenário de adaptação, provocado pela Pandemia da Covid 19.  A ruptura das aulas presenciais para uma rotina totalmente on-line exigiu um novo planejamento, as Atividades não presenciais (ANPs) entram em uma nova fase no Colégio Exponencial. Cada etapa é pensada para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo e eficaz.

O retorno às salas de aulas ainda não está previsto, por isso cada etapa de ensino dará a continuidade no regime especial das atividades escolares não presenciais . “Continuamos vivendo um momento de grandes transformações em todos os segmentos da sociedade e a área da Educação é uma das mais atingidas pelas mudanças em curso. O professor foi obrigado a se reinventar e aprender do dia para a noite, lidar com tecnologia e fazer dela uma aliada”, destaca o diretor do Colégio Exponencial, Élio Maldaner.

Confira como será a nova etapa:

Educação Infantil

Na Educação Infantil é  organizada uma tabela com um cronograma semanal  com videoaulas da professora titular, de Inglês, Educação física, Música e até Culinária. Com as turmas de 4 e 5 anos as professoras trabalham a mediação de objetivos de desenvolvimento e apendizagem previstos na BNCC. As videoaulas dão continuidade ao projeto de aprendizagem iniciado com as crianças na escola, com temas do interesse das crianças. "A aprendizagem na Educação Infantil está ocorrendo com muita ludicidade, brincadeiras, canções e histórias, por meio de videoaulas que convidam as crianças a aprender diferentes conceitos. Optamos por aulas gravadas para que cada família tenha flexibilidade de horários para incuir as aulas na rotina da criança, explica a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Alvine Genz Gaulke.

Com as crianças de 2 a 5 anos também são realizados encontros on-line para que elas possam interagir. Os bebês recebem chamada de vídeo da professora.

Ensino Fundamental 1

As crianças do Ensino Fundamental 1 iniciam a 4ª etapa das Atividades não Presenciais . As diferentes etapas variaram no formato, no tempo e nas atividades que os estudantes deveriam executar envolvendo as aprendizagens necessárias. Essa etapa demandará menos mediação de um adulto com a criança em casa. As ANPs cumprirão um formato gradativo no tempo e envolvimento da criança diante da tela, respeitando sua faixa etária.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental 1, Mariluci Mantelli Guimarães, o objetivo central dessa etapa é apresentar aulas para as crianças assistirem e aprenderem de forma mais autônoma. “Os conceitos essenciais pré-definidos pelos professores serão apresentados de forma mais resumida, com ênfase nas habilidades cognitivas, socioemocionais conforme a BNCC”, explica.

As ANPs foram organizadas 64,28% de aulas em videoconferências (aulas em tempo real) e foram organizadas 35,72% de videoaulas (aulas gravadas). Todas elas apresentam os mesmos professores que atuam com as crianças na escola. Os professores organizam as aulas de forma criativa e disponibilizam na plataforma Plürall. Todas as etapas apresentam um roteiro enviado às famílias para organizar a rotina da criança em casa.

Ensino Fundamental 2 e Médio

No Ensino Fundamental 2 e Médio são trabalhadas aulas síncronas (videoconferências). Essa forma oportuniza aos professores e estudantes o contato diário, o que intensifica e estimula o ensino-aprendizagem, mantém os estudantes focados e além disso, vinculados aos seus professores. “Sabemos que esses laços afetivos entre educadores e educandos são de extrema importância para a assimilação dos conhecimentos. As aulas síncronas também oportunizam efetivar, da melhor forma possível, o processo avaliativo, em tempos de aulas remotas”, destaca a coordenadora Pedagógica do EF2 e EM, Dirlei Wagner Fiorini.

Além das aulas síncronas, os professores também disponibilizam material de apoio como videoaulas, tiram dúvidas pelo WhatsApp e fazem aulas de revisão gravadas pelo Sistema Positivo de Ensino.