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Atividades não presenciais entram em nova etapa de ensino
Falar com a câmera e com alunos, esse é o desafio dos
professores nesse cenário de adaptação, provocado pela Pandemia da Covid
19. A ruptura das aulas presenciais para
uma rotina totalmente on-line exigiu um novo planejamento, as Atividades não
presenciais (ANPs) entram em uma nova fase no Colégio Exponencial. Cada etapa é
pensada para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo e eficaz.
O retorno às salas de aulas ainda não está previsto, por
isso cada etapa de ensino dará a continuidade no regime especial das atividades
escolares não presenciais . “Continuamos vivendo um momento de grandes
transformações em todos os segmentos da sociedade e a área da Educação é uma
das mais atingidas pelas mudanças em curso. O professor foi obrigado a se reinventar
e aprender do dia para a noite, lidar com tecnologia e fazer dela uma aliada”,
destaca o diretor do Colégio Exponencial, Élio Maldaner.
Confira como será a nova etapa:
Educação Infantil
Na Educação Infantil é
organizada uma tabela com um cronograma semanal com videoaulas da professora titular, de
Inglês, Educação física, Música e até Culinária. Com as turmas de 4 e 5 anos as
professoras trabalham a mediação de objetivos de desenvolvimento e apendizagem
previstos na BNCC. As videoaulas dão continuidade ao projeto de aprendizagem iniciado
com as crianças na escola, com temas do interesse das crianças. "A
aprendizagem na Educação Infantil está ocorrendo com muita ludicidade,
brincadeiras, canções e histórias, por meio de videoaulas que convidam as
crianças a aprender diferentes conceitos. Optamos por aulas gravadas para que
cada família tenha flexibilidade de horários para incuir as aulas na rotina da
criança, explica a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Alvine Genz
Gaulke.
Com as crianças de 2
a 5 anos também são realizados encontros on-line para que elas possam
interagir. Os bebês recebem chamada de vídeo da professora.
Ensino Fundamental 1
As crianças do Ensino Fundamental 1 iniciam a 4ª etapa das Atividades não Presenciais . As diferentes etapas variaram no formato, no tempo e nas atividades que os estudantes deveriam executar envolvendo as aprendizagens necessárias. Essa etapa demandará menos mediação de um adulto com a criança em casa. As ANPs cumprirão um formato gradativo no tempo e envolvimento da criança diante da tela, respeitando sua faixa etária.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental 1, Mariluci Mantelli Guimarães, o objetivo central dessa etapa é apresentar aulas para as crianças assistirem e aprenderem de forma mais autônoma. “Os conceitos essenciais pré-definidos pelos professores serão apresentados de forma mais resumida, com ênfase nas habilidades cognitivas, socioemocionais conforme a BNCC”, explica.
As ANPs foram organizadas 64,28% de aulas em videoconferências (aulas em tempo real) e foram organizadas 35,72% de videoaulas (aulas gravadas). Todas elas apresentam os mesmos professores que atuam com as crianças na escola. Os professores organizam as aulas de forma criativa e disponibilizam na plataforma Plürall. Todas as etapas apresentam um roteiro enviado às famílias para organizar a rotina da criança em casa.
Ensino Fundamental 2 e Médio
No Ensino Fundamental 2 e Médio são trabalhadas aulas
síncronas (videoconferências). Essa forma oportuniza aos professores e estudantes
o contato diário, o que intensifica e estimula o ensino-aprendizagem, mantém os
estudantes focados e além disso, vinculados aos seus professores. “Sabemos que
esses laços afetivos entre educadores e educandos são de extrema importância
para a assimilação dos conhecimentos. As aulas síncronas também oportunizam
efetivar, da melhor forma possível, o processo avaliativo, em tempos de aulas
remotas”, destaca a coordenadora Pedagógica do EF2 e EM, Dirlei Wagner Fiorini.
Além das aulas síncronas, os professores também
disponibilizam material de apoio como videoaulas, tiram dúvidas pelo WhatsApp e
fazem aulas de revisão gravadas pelo Sistema Positivo de Ensino.