Reportagens do 3º ano retratam o lado bom da Pandemia e curiosidades sobre Chapecó

Atenção, gravando! Como fazer uma reportagem para televisão? O universo da comunicação e telejornalismo desperta muita curiosidade. Os alunos das três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental 1, tiveram a oportunidade de entender mais sobre o caminho percorrido para que as histórias cheguem à telinha. Em uma aula on-line especial, com a participação da jornalista, repórter da NSC Letícia Ferrari, eles receberam dicas e puderam tirar muitas dúvidas.

Essa didática ocorreu de uma forma interdisciplinar, no estudo do componente curricular de Língua Portuguesa sobre o gênero textual jornalístico, integrado aos estudos de Ciências Humanas. Os alunos foram desafiados a produzir o texto para uma vídeo reportagem dentro dos temas “Pandemia, o lado bom do lado ruim” e “Chapecó nossa cidade”.

A jornalista contribuiu com algumas dicas para produção das reportagens, e destaca que o momento pede readaptação. “Os alunos estão frente às telas e não mais frente aos quadros. Os professores aprendem um novo jeito de ensinar. Jornalistas, como eu, acostumados com a rua, trabalham de casa. Por isso digo que a experiência foi, simplesmente, incrível. De troca mesmo. Falei da minha rotina na NSC e descobri a importância das aulas continuarem, mesmo que virtualmente. Os estudantes seguem participativos, interessados, curiosos, com sede de aprendizado. Os professores seguem apaixonados e com sede de ensinar”, enfatiza Letícia.

Com um microfone improvisado, a Julia Beatriz Cora Barpp, da turma 33, cumpriu o desafio. Ela destacou o lado bom da Quarentena e entrevistou a avó Silvia Cora e a mãe Giovana Roberta Cora. “Quando eu estava fazendo a reportagem fiquei muito alegre e muito orgulhosa de me sentir uma jornalista. Eu amei muito, principalmente quando entrevistei minha mãe e minha avó", afirma Julia.

Os temas

A temática sobre a Pandemia foi pensada a partir da preocupação como escola, para que os alunos aprendam e se mantenham saudáveis psicologicamente. "O tempo de isolamento tem exigido de nós novas habilidades, atividades e olhares sobre o cotidiano para que a necessidade de contato humano seja suprida de outras formas. Precisamos despertar nossos alunos, para o fato de que apesar do lado ruim da Pandemia, há algo de bom que podemos levar deste tempo”, avalia a professora Francieli Karini da turma 33.

O tema Chapecó nossa cidade, vem ao encontro dos estudos nas Ciências Humanas. “Aliar as áreas dos conhecimentos e seus componentes em torno de um tema geral, torna as crianças mais curiosas e envolvidas com as produções, nosso intuito é estimulá-las a gostar de estudar. O resultado foi surpreendente com produções que retratam o meio urbano, meio rural, solo chapecoense, monumentos, pontos turísticos, bairros, entre outros”, afirma a professora Gislaine da turma 32.

A professora Claudiane Barili da turma 31, considera que esse exercício da pesquisa para transformar em reportagem representa avanços significativos. “São temas que instigam as crianças à construção do conhecimento, um currículo interdisciplinar que apresenta assuntos relevantes”, diz a professora Claudiane.