Professores do Exponencial recebem suporte em oficinas para trabalhar as emoções em época de Pandemia

Estamos vivendo tempos de adaptação para enfrentar as dificuldades e os desafios impostos pela Pandemia, provocada pela Covid 19.  Os professores encaram este novo jeito de ensinar, mas para isso também precisam de suporte, já que os desafios são cotidianos. Para possibilitar que esse momento seja superado com mais tranquilidade, o Exponencial realiza um Ciclo de Oficinas de Formação para os professores de todos os níveis com o tema: As emoções em tempos de Pandemia e os desafios dos professores.

O ciclo de oficinas é coordenado pela psicóloga escolar, Ana Amélia Bedin. Ela explica que pediu aos professores que enviassem antes de cada encontro os relatos do que estavam sentindo, para poder elaborar a discussão. “Trabalhamos as questões que angustiam, quais as emoções que mais pesam no momento e estratégias para lidar com elas, o que estão fazendo e o que podem fazer. Refletimos sobre como encarar as angústias individuais e coletivas”, destaca Ana Amélia.

A psicóloga observa que entre as preocupações mais recorrentes estão os desafios que envolvem um novo jeito de planejar, as demandas individuais de orientação na relação professor e aluno e a preocupação se estão conseguindo atingir o mesmo nível de qualidade de aula mesmo a distância, num esforço continuo.

O trabalho de acompanhamento para dar novos estímulos aos professores ocorre desde o início da Pandemia, com escutas individuais. “Procuramos dar um suporte emocional, fazer uma escuta mais acolhedora e qualificada sob o olhar da psicologia, que está colaborando com o pedagógico neste momento. Trabalhamos a gestão das emoções, já que a vida pessoal e profissional está misturada, conversamos para que eles se sintam mais aliviados e para encontrar algumas possibilidades de melhorar a qualidade de vida”, explica a psicóloga.