O Centro Educacional Exponencial, denominação inicial, foi instituído em 1989 a partir da iniciativa de um grupo de professores e gestores e se insere no contexto do processo de transformações econômicas e sociais do país quando, naquele contexto, a educação também passou a ter papel relevante. Inicialmente, pode-se afirmar que a origem do Colégio Exponencial decorre da necessidade de ampliação da oferta de ensino, aliada a exigência de uma educação de qualidade e, sobretudo, à iniciativa de um grupo de professores acostumados a desafios.

A primeira iniciativa do Exponencial, ao constituir-se com o curso pré-vestibular de excelência, representou uma ruptura na lógica destes cursos em Chapecó e região oeste. Os cursos pré-vestibulares existentes eram atividades secundárias de algumas instituições locais ou eram implantados por outros cursinhos de outras cidades da região sul do Brasil. Esta foi a primeira iniciativa local que aliou um projeto de ensino de qualidade, com um empreendimento econômico. Deste modo, surgiu a oportunidade para os jovens de Chapecó e região oeste disputar vagas em vestibulares concorridos em outros centros urbanos, especialmente capitais.

Em Chapecó, o ano de 1998 marca o Colégio Exponencial através da implantação de um novo projeto. A implantação das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, com uma proposta educativa de currículo integrado aboliu cartilhas e receituários e ficou centrada no processo de desenvolvimento das crianças, focada na formação integral, com metodologia, componentes curriculares, práticas e atividades escolares diferenciadas em relação aos projetos existentes. Constitui-se novamente numa inovação para as séries iniciais, sendo que mais tarde outras escolas concorrentes passaram a implementá-la. Foi a partir desta experiência que Chapecó passou a contar com escolas com duração de turno superior a quatro horas diárias, hoje uma prática consagrada. Já a partir de 2002, o Colégio Exponencial passou a oferecer também a Educação Infantil, atendendo estudantes desde os quatros anos de idade.

Em toda a história do Exponencial há muitas realizações e com certeza muitas ainda devem ser alcançadas. Por isso, é possível afirmar que a instituição sempre está atenta às transformações e à construção de valores permanentes a favor de uma sociedade melhor, faz parte da comunidade e contribui efetivamente para o seu lugar e seu tempo. Porém, o mais gratificante de tudo é ver que os filhos dos nossos estudantes, os filhos e mesmo netos dos nossos amigos, os filhos dos chapecoenses e oestinos são hoje as crianças e jovens que proporcionam vida institucional e com certeza ajudarão a construir um futuro ainda melhor.