Proposta de Avaliação
Processo Avaliativo
Na Educação Infantil a avaliação consiste em documentar a aprendizagem e deve contemplar a evolução individual dos pequenos ao longo do tempo para identificar se os direitos estão sendo garantidos. Nessa perspectiva, avaliar implica proceder a uma análise individualizada das aprendizagens das crianças, levando em consideração o processo, bem como os contextos em que elas se realizam. A documentação da aprendizagem da criança será sistematizada em um portfólio que apresentará as atividades mais importantes do semestre entregue ao término de cada um às famílias.
No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) a média trimestral será atribuída pelo(a) professor(a) em cada componente curricular, considerando o processo avaliativo no decorrer do trimestre após todos os instrumentos de avaliação aplicados (provas, atividades integradas, trabalhos, pesquisas, leitura de livros, atividade em grupo, redações, temas de casa, recuperação paralela, atitudes, entre outros). No último trimestre do ano letivo além da média trimestral, será apresentada uma avaliação descritiva relatando os avanços da criança no processo de ensino e aprendizagem, dificuldades e sugestões para a superação delas. Prevalece a média anual aritmética 7,0 para aprovação e em situação de insuficiência de nota, o estudante será submetido a recuperação paralela, a ser realizada pelas professoras, através do apoio pedagógico.
Ao término do ano letivo os estudantes do EF2 e do Ensino Médio que obtiverem média anual aritmética igual ou superior a 7,0 estarão aprovados, sem exame. Por sua vez, os estudantes que atingirem média anual aritmética inferior a 7,0 devem prestar exame e após a realização do mesmo atingir a média mínima 5.0 para aprovação no componente curricular.