Diariamente, ricas experiências são construídas no cotidiano da Educação Infantil por meio de projetos, interações e brincadeiras que possibilitam às crianças a apropriação de diferentes linguagens e saberes. A proposta articula a experiência infantil aos conhecimentos sistematizados pela humanidade. Essa articulação acontece por meio de uma relação de protagonismo compartilhado entre professor(a) e crianças, construídas a partir da participação ativa das crianças, das observações e escuta atenta, das trocas de experiência e do diálogo constante. Para crianças de 3, 4 e 5 anos de idade desenvolvemos a solução Eduall bilíngue com 03 aulas de inglês por semana.
O currículo da Educação Infantil é organizado a partir de diferentes campos de experiência que levam a criança a explorar e compreender o mundo:
Este campo de experiência prioriza o desenvolvimento das habilidades comunicativas: fala, escuta, escrita e leitura; envolvendo a língua materna e a Língua Inglesa a partir da EI2. As professoras desenvolvem com as crianças a experimentação gráfica de marcas – desenho/pintura – para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para a escrita.
Neste campo de experiência as crianças são convidadas a apreciar as diversas manifestações artísticas e se expressar por meio de várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. A aula de Música também faz parte deste campo de experiência.
O movimento está presente no dia a dia das crianças, por meio de interações e brincadeiras elas são estimuladas a desenvolver a psicomotricidade ampla: saltar, correr, andar com ou sem obstáculos e também a psicomotricidade fina. A partir da EI3 este campo de experiência é complementado com a aula de Educação Física.
Neste campo de experiência as crianças desenvolvem habilidades sociais, autonomia e identidade envolvendo as interações com o meio ambiente, a localidade, relações com natureza e sociedade. A partir dessas experiências as crianças constroem as primeiras conceituações científicas sobre relações de tempo e espaço; convivência e identidade.
Este campo de experiência matemática faz parte do dia a dia das crianças da Educação Infantil e é explorado em diferentes situações de aprendizagem que potencializam as experiências com espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, bem como as primeiras construções de número; situações concretas de medidas e interpretações, e, vivências de situações problemas matemáticos.