ENSINO FUNDAMENTAL I - 1º AO 5º ANO

Ao longo do Ensino Fundamental I a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Recorre-se à ideia nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental que a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os estudantes se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

As quatro áreas do conhecimento com seus componentes curriculares, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades estão organizados através do currículo integrado que elencam temáticas contextualizadas, assim como sistematizam a prática educativa. O currículo integrado compreende as áreas do conhecimento, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas .

O currículo possui formação bilíngue do 1º ao 3º ano, através de 03 aulas por semana de inglês. Nos 4º e 5º anos são realizadas 4 aulas por semana de inglês.

Os objetivos do trabalho pedagógico desenvolvido pelo EF1:
  • Valorizar o saber empírico e, a partir deste, proporcionar a construção de novos conhecimentos científicos.
  • Favorecer a compreensão do ambiente natural e social, os sistemas políticos, a história dos povos, os valores humanos e sociais, a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura, tudo como fruto do movimento histórico da humanidade.
  • Estimular a utilização de diferentes linguagens verbais, matemáticas, gráficas, plásticas e corporais, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais.
  • Construir a autonomia, relações democráticas, o trabalho solidário, o trabalho em equipe, a consciência ambiental e o desenvolvimento da justiça social.
  • Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através do currículo integrado.

ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º AO 9º ANO

O currículo possui formação bilíngue no 6º ano, através de 04 aulas por semana de inglês. Os estudantes desse nível, que apresenta um professor por componente curricular, já conseguem aprender melhor com a diversidade de educadores e de componentes curriculares. Em todas as séries se intensifica a formação integral do aluno, incentiva ainda mais o estudo em casa, prioriza o hábito da leitura, o raciocínio lógico, a visão de mundo, a criticidade, a cultura, o aprendizado social e a construção de valores humanos.

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Objetivos Gerais do Ensino Fundamental II
  • Promover uma educação com base no conhecimento científico, na cultura humana, na tecnologia, nas práticas sociais, nos valores humanos.
  • Viabilizar a compreensão do ambiente natural e social, os sistemas políticos e econômicos.
  • Desenvolver habilidades e atitudes que estimulem a aprendizagem, com maior valor do conhecimento.
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, a determinação na busca dos objetivos.
  • Promover o desenvolvimento da consciência crítica, com vistas à compreensão do papel do homem e da mulher, das instituições e da sociedade, na construção de uma vida melhor.
  • Possibilitar a construção da autonomia, de relações democráticas, do trabalho solidário, do trabalho em equipe, da consciência ambiental e do desenvolvimento com justiça social.
  • Desenvolver a valorização sociocultural brasileira, opondo-se a quaisquer formas de preconceito e construindo uma identificação com o país, sentindo-se parte dele.
  • Conscientizar sobre o corpo e hábitos saudáveis.
  • Promover a utilização de diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para a construção de conhecimentos.
  • Propor diferentes linguagens como meio de expressão e comunicação.
  • Desenvolver visão e atitudes de inserção do homem ao meio ambiente, como sujeito partícipe dele e comprometido com sua preservação e qualidade, buscando a universalização da qualidade de vida de todos os seres da natureza.