Ensino Médio

O Ensino Médio possui uma organização que objetiva ao estudante a escolha de qual percurso de conhecimento mais lhe é instigante, favorável e atraente, bem como mantém o foco pelo desenvolvimento de um conjunto de saberes que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental. Previstas na Base Nacional Comum Curricular são desenvolvidas competências e habilidades para a compreensão de problemas complexos e soluções para eles.

A metodologia “aula dada, aula estudada em casa hoje” ganha força para consolidar e aprofundar as aprendizagens. Nesse sentido, os estudantes tem acesso ao uso da tecnologia, através da considerada melhor plataforma digital de ensino do país, como ferramenta de ensino. Com foco nas exigências dos principais vestibulares e ENEM são realizados Simulados, palestras, redações e atividades de aprofundamento das quatro áreas do conhecimento. Isso permite que o aluno realize escolhas responsáveis, com autonomia, de acordo com seus objetivos de vida e a se tornar protagonista de seu aprendizado.

Objetivos Gerais do Ensino Médio
  • Desenvolver uma educação com fundamento na formação científica, técnica e humanista.
  • Consolidar a formação básica, com aprofundamento dos conhecimentos nas diferentes áreas e adoção de padrões de valores como norteadores das escolhas demandadas pela vida adulta.
  • Contribuir com os estudantes para definir seu futuro, no tocante ao trabalho e a tudo o que diz respeito à vida individual e à cidadania.
  • Aprofundar os conhecimentos apresentados no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • Contribuir para a preparação básica para o trabalho, tomado este como princípio educativo, e para a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • Outorgar a maturidade pessoal e reconhecer o estudante como um ser de direitos, pessoa humana, insistindo na sua formação ética, mas respeitando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • Construir um referencial de conhecimentos, fundamentados no conhecimentos científicos e tecnológicos, presentes na sociedade contemporânea, permitindo relacionar a teoria com a prática.
  • Valorizar a figura do sujeito estudioso, investigativo, perspicaz, persistente em seus propósitos e comprometido com as pessoas ao seu redor.

TERCEIRÃO

Terceirão no Colégio Exponencial apresenta um projeto pedagógico diferenciado com aulas no turno matutino e vespertino.

Contempla o material didático do Sistema Positivo, elaborado por uma equipe de excelência, respaldada em conhecimento teóricos atualizados, na prática de sala de aula e reconhecida pela aprovação em vestibulares. Possui 7 livros integrados e material específico para o Enem.

Apresenta carga horária de 33 h/a semanais. No turno matutino a prioridade são as aulas, 25h/a semanais; e duas tardes para aulas/projetos/provas/simulados/revisão Enem e Vestibulares/Educação Física. Apresenta uma equipe de professores qualificada e experiente, em média dois professores para cada disciplina

Os estudantes têm acesso a diferentes portais: Portal Positivo, Portal Educacional e Portal Pedagógico, que intensificam o processo de aprendizagem dos estudantes, apresentando diferentes ferramentas, projetos e experiências nas áreas do conhecimento, que preparam melhor para o Enem, Vestibulares e Universidade.

Série que apresenta muitos eventos/momentos/projetos: Simulados; Revisão Enem/Vestibulares; Aulões; Palestras; Expomusic; Expojogos; Projeto Orientação Profissional; Dia D… entre outros.