Estudante Exponencial: Enzo Gheller fala sobre o caminho para aprovação no vestibular em medicina

Com foco e boa dose de disciplina, o estudante Enzo Gheller, 17 anos, se prepara para ingressar no curso de medicina em uma universidade pública.  Todo o esforço valeu a pena, ele foi aprovado em 1º lugar para medicina no vestibular unificado da UFSC/UFFS, para UFFS - Chapecó e ficou na 7ª colocação na classificação geral desse vestibular, que contou com mais de 25 mil inscritos.

Enzo estudou no Exponencial desde o 4º ano do Ensino Fundamental 2. Sempre demonstrou muita dedicação para atingir seus objetivos, com desempenho exemplar nos simulados e com os estudos dentro e fora de sala de aula. Ele também foi monitor, auxiliando outros alunos nos estudos extra-classe.

Para Enzo, além de ser uma profissão desafiante, a medicina possibilita ajudar as pessoas e tem boa estabilidade. Ele também foi aprovado na Unioeste (1º lugar), Unochapecó (6º lugar), UP- Curitiba (10º), UPF- Passo Fundo (11º), também foi aprovado na Unoesc – Joaçaba, UFPR e aguarda o resultado do Enem.

O nosso futuro médico é filho de Marcio Luiz Ghelle e Carmem Schneider. Enzo compartilha conosco como foi a maratona no caminho da aprovação.
Confira a entrevista:

Quais foram os fatores que influenciaram no exitoso resultado do vestibular?

Enzo -  O principal fator foi decidir meu objetivo (passar em medicina numa universidade pública) e assim, a partir daí, se programar para obter os resultados necessários. Com esforço, dedicação, perseverança e no meu caso uma escola e um cursinho com ótimos professores e orientadores.

Como foi estabelecida a rotina de estudos e preparação para o vestibular?
Enzo - Aulas de manhã e de tarde na escola. Aulas no cursinho a noite. Domingo: revisão do conteúdo visto na semana (revisão a base de exercícios).

Como equilibrar os estudos com as ocupações cotidianas?

Enzo - É de extrema importância ter de fato um equilíbrio. Sempre digo que o caminho da aprovação é uma maratona de um, dois, três ou mais anos. Para isso não adianta dar 200% nas primeiras semanas e no fim do ano ficar exausto, então minha sugestão baseada na minha experiência esse ano é não forçar caso o cansaço venha. E se programar para ter, assim como eu, algumas tardes, noites e manhãs livres. E no meu caso o sábado era sagrado, nada de estudo.

Qual o papel da escola e da família nessa conquista?

Enzo - Minha família colaborou muito pela tranquilidade que eu tive nos vestibulares, afinal nunca houve pressão sobre meus resultados ou escolhas. A escola foi essencial, pois me possibilitou desde meu quarto ano buscar sempre mais, os professores representam a chave dessas conquistas.

Quais as dicas que você compartilha, para que outros alunos tenham resultado positivo?

Enzo - Além de ter programação e rotina para uma longa jornada e não desistir dela, é importante se conhecer. Ou seja, saber qual é sua melhor forma de estudo (no meu caso eram exercícios atrás de exercícios) para que haja um melhor rendimento. Pra que tudo funcione tem que ter uma boa dose de disciplina.

Na preparação e na hora da prova, como equilibrar a razão e emoção?

Enzo - Esse, felizmente, é um mal pelo qual não passei. Mas acho que se você estiver preparado e confiar em si próprio,vai conseguir entrar na prova de verdade e esquecer de tudo o que tá rolando lá fora, e daí vai dar tudo certo.