Estudante Exponencial: João destaca trajetória para conquista do 1º lugar no vestibular UFSC/UFFS

Com muita dedicação e foco, o estudante João Vitor Massochin Steimetz, 17 anos, já colhe os frutos de uma rotina de estudos. Ele conquistou o 1º lugar na classificação geral do vestibular unificado da UFSC/UFFS, entre os mais de 25 mil inscritos e aguarda o resultado da FUVEST e da UNICAMP. João vai estudar Física, quer ser pesquisador.

João Vitor iniciou sua vida escolar no Exponencial no 5º ano do Ensino Fundamental, sempre se destacou nos simulados e nas atividades escolares. Afirma que a escola foi fundamental, pois os professores deram a base necessária para quem queria passar em vestibulares mais concorridos.

O filho de Silverio Carlos Steimetz e Marisete Massochin Steimetz, também destaca o papel da família nesta trajetória.

Confira na entrevista:

Quais foram os fatores que influenciaram no exitoso resultado do vestibular?

João - A escola foi fundamental, pois os professores deram a base necessária para quem queria passar em vestibulares mais concorridos. Logicamente, também foi preciso dedicação pessoal para aprender os conteúdos e aprofundar ainda mais em casa. Além disso, a família foi muito importante, porque sempre me apoiou nas minhas escolhas e nunca me pressionou para ter bons resultados. Isso ajuda a reduzir a ansiedade na hora da prova.

Como foi estabelecida a rotina de estudos e preparação para o vestibular?

João -  No início, tentei seguir uma rotina mais fixa. Porém, não consegui mantê-la por mais de dois meses. Durante o ano inteiro, estudei quase todos os dias, várias horas por dia, sempre tentando estudar à tarde os conteúdos dados pela manhã. Muitas vezes não era possível, por causa das provas e dos trabalhos, mas era o que eu tentava fazer.

Como equilibrar os estudos com as ocupações cotidianas?

João -  É preciso estudar, mas não tanto a ponto de ficar exausto. É bom (e até mesmo necessário) ter momentos de lazer e outras ocupações cotidianas (como aulas de inglês e treinos de futebol). Tudo é uma questão de ter limites: não é saudável se sobrecarregar com os estudos, assim como não é produtivo se dedicar em excesso a outras atividades.

Qual o papel da escola e da família nessa conquista?

João - A escola forneceu uma ótima preparação, dando a base necessária para quem quisesse ir além. A família também foi muito importante, porque sempre me apoiou nas escolhas que fiz e nunca me pressionou para conquistar bons resultados.

Quais as dicas que você compartilha, para que outros alunos tenham resultado positivo?

João -  Logicamente, estudar é importante, mas não é só isso. É bom tentar deixar o estudo menos pesado, fazendo pausas para não ficar muito cansado. Também é fundamental fazer as provas dos vestibulares anteriores com tempo cronometrado, para se acostumar com a prova e o tempo dado para fazê-la. Isso porque o vestibular não é só um teste de conhecimento, mas também de resistência e velocidade. Mas talvez a dica mais importante seja: nunca diga "isso é demais para a minha cabeça"; já encontrei dificuldades em vários conteúdos, mas nunca desisti de estudá-los. Se eu tivesse pensado que esses conteúdos estavam acima da minha capacidade, provavelmente não teria conseguido esse resultado.