ABERTURA DO 18ª PROJETO DA LEITURA "LER, APRECIAR, SENTIR E ADMIRAR. VAMOS POETIZAR?

A poesia terá forte presença em todos os níveis de ensino do Colégio Exponencial neste ano. Este gênero textual é o pilar da 18ª edição do Projeto da Leitura, que ocorre de março a outubro. O lançamento do projeto que tem como tema “Ler e apreciar, sentir e admirar, vamos poetizar?” está sendo realizado em março e abril, por meio da contação de história de um grupo de alunos do Exponencial.

Durante o mês de março, todas as turmas exploraram diferentes títulos de obras literárias da poesia. Essa arte que expressa o sentimento, percepção e emoção, abordada de forma criativa, através da palavra, estimula os estudantes a ler e apreciar cada linha de um poema.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Mariluci Mantelli Guimarães, a interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente. “É importante que ocorra durante toda a vida escolar um verdadeiro letramento literário; atingindo as crianças, adolescentes e jovens, para que a escolarização da literatura seja multiplicadora de novas possibilidades de leitura, para que o verdadeiro leitor que a escola tem como missão de formar ultrapasse os muros escolares”, explica Mariluci.

Etapas

A abertura do projeto está sendo marcada pela participação do grupo de Contação de História, formado por alunos do Exponencial do 7º ano de Ensino Fundamental 2 até o 2ª série do Ensino Médio. As histórias estão sendo adaptadas com muita poesia.  O grupo é coordenado pela professora Márcia Brasil Stonoga. “A contação de história sensibiliza os alunos, estimula habilidade de falar em público e de olhar para o outro”, destaca a professora. A estudante Maria Luisa Moura, do 3º ano, acompanhou a contação de história da obra “A árvore que adivinhava”, de Geraldo Azevedo. “Gostei, nunca vi uma peça tão criativa”, afirma a aluna.

O projeto de Leitura é divido em cinco fases. Na próxima etapa haverá a presença de um artista que explora no palco a presença da poesia. As demais fases seguem com oficinas realizadas pelos professores, a última etapa será em outubro para marcar a Semana Internacional da Biblioteca.

É objetivo:

• Estimular a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação, e expressão artística;
  • Desenvolver o emocional através da compreensão dos sentimentos;
  • Desenvolver o interesse pela leitura de poemas;
  • Incentivar a produção criativa (escrevendo, declamando, encenando...);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Manusear livros de poemas instigando para leitura dos poemas;
  • Conhecer poetas brasileiros.