Serventes falam com alunos sobre a importância da colaboração

A importância da colaboração para manter os espaços coletivos limpos foi trabalhada com os alunos do 6º e 7º anos, por meio do Projeto Valores para a Vida. O professor regente dos sextos anos, Osmar Lewinski, abordou a importância e valorização do trabalho realizado pelas serventes da escola, que foram convidadas para conversar com os alunos com objetivo de relatar o trabalho que realizam e sugerir ações colaborativas.

Segundo o professor, a ideia surgiu após serem observadas algumas atitudes inadequadas nos espaços coletivos. “As serventes conversaram com os alunos, repassaram dicas, tiraram dúvidas e orientaram sobre algumas ações que nós professores juntamente com os alunos podemos executar, principalmente em sala de aula”, afirma o professor.

Na avaliação do professor, o trabalho atingiu os objetivos. “As serventes gostaram muito da oportunidade de conversar diretamente com as crianças, sentiram-se valorizadas com a iniciativa e confiantes que o trabalho surtirá efeito”, destaca.

Algumas orientações:

* Deixar as carteiras arrumadas ao final dos turnos letivos (principalmente após atividades em grupo).

* Quando possível, deixar as janelas da sala fechadas após o término do turno vespertino.

* Cuidar para que as lixeiras sejam efetivamente utilizadas.

* Cobrar para que alunos não risquem as carteiras

* Não utilizar papel para apagar o quadro.

* Utilizar os ambientes comuns adequadamente, principalmente os banheiros.

O projeto

O projeto Valores para a Vida foi implantado em 2018, visa a formação ética e moral focada em valores e atitudes, tendo como temas: o respeito, responsabilidade, cuidado e rigor acadêmico.