Projeto Mini Multa estimula mais conscientização no trânsito

Com ações práticas e teóricas, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental 2 do Exponencial estão aprendendo novas lições sobre comportamentos e responsabilidades no trânsito. Eles estão participando do Projeto Mini Multa – desenvolvido pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, que envolve mais de 210 alunos entre 10 e 11 anos de três escolas de Chapecó, sendo uma municipal, outra estadual e uma particular.

Com a coordenação do Cabo Marcelo Wunderwald, o projeto está na segunda edição, voltado para a educação no trânsito. “É dessa forma que nós teremos um trânsito com menos acidentes e ceifando menos vidas nos dias de hoje”, destaca.

O projeto é desenvolvido em várias etapas, os alunos recebem orientações sobre comportamentos adequados de pedestres e condutores por meio de vídeos, aulas práticas e teóricas. A ação também busca multiplicar os conhecimentos com os pais, por meio dos filhos.

Um dos instrumentos desse trabalho de educação é o bloquinho de autuação fictício, de forma simbólica os alunos aplicam a multa aos pais quando observam um comportamento equivocado no trânsito. Cada infração será convertida em quilos de alimentos, que serão revertidos para um fim social.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental 2, Dirlei Wagner Fiorini, os estudantes passam a contribuir com os pais para um trânsito mais seguro. “Os alunos irão melhorar enquanto pedestres e contribuir com os pais e familiares para aprimorar os hábitos no trânsito”, analisa Dirlei.

Os alunos também foram até o 2º Batalhão da Polícia Militar, aonde receberam orientações práticas, entre elas como atravessar na faixa de segurança, saber acionar a botoeira e puderam observar o comportamento dos condutores no trânsito.

A formatura dos alunos que participaram deste projeto está marcada para 27 de setembro, às 14 horas, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó.