AS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2024

Como descreve a BNCC, os campos de experiência constituem um arranjo curricular que acolhe os saberes, as situações e as experiências da criança e os entrelaçam aos conhecimentos do patrimônio cultural, ou seja, reconhece que as crianças são sujeitos históricos possuidores de conhecimentos adquiridos na vivência do seu cotidiano e que esses conhecimentos e saberes precisam ser ampliados, consolidados e inseridos como parte da cultura (Brasil, 2018).  A interação e a brincadeira, os campos de experiência estão englobados e articulados aos saberes e conhecimentos essenciais e comuns próprios da Educação Infantil, às competências gerais e ao direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.  O Colégio Exponencial criou condições que convidem e provoquem as crianças a ter experiências nos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento por meio dos campos de experiência. Os campos estão inter-relacionados e são indissociáveis, cada um possui objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que discorrem sobre o que se deseja desenvolver nas crianças ao longo da Educação Infantil; por serem integrados, eles estão presentes na proposta pedagógica. Esses objetivos foram vivenciados por três grupos etários divididos entre creche e pré-escola. A creche compreende o grupo dos bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; o grupo das crianças bem pequenas, de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; a pré-escola é o grupo das crianças pequenas, de 4 anos a 5 anos e 11 meses (Brasil, 2018).


Mais um ano letivo de sucesso... e as turmas da Educação Infantil vivenciaram muitos momentos ricos em aprendizagens, finalizaram mais uma etapa do ano escolar da Educação Infantil, e o Infantil 5 finalizou o nível de ensino Educação Infantil, rumo ao 1º ano do Ensino Fundamental 1 em 2025.