Entrevista : Comprometimento com o processo de ensino aprendizagem

A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 1, Mariluci Mantelli Guimarães destaca os projetos e desafios traçados para 2020. O planejamento foi construído a partir das perspectivas de cada componente escolar, aliando o saber cognitivo e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Acompanhe na entrevista:

Colégio Exponencial - Como foi construído o planejamento para 2020?

Mariluci Mantelli Guimarães – Iniciamos ainda em 2019 a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora o Exponencial já vinha desenvolvendo muitas categorias apontadas por ela. Neste ano, adentra com mais afinco priorizando e articulando ao planejamento anual às habilidades de cada componente curricular, com respectivas unidades temáticas e objetos de conhecimento. Sem esquecer que também elencamos no planejamento uma parte diversificada que contempla ações/projetos/momentos no fazer pedagógico, que vai além da BNCC. Toda equipe de educadores do EF1 está preparada para assumir os desafios desse nível de ensino em prol da qualidade no processo educativo.

Colégio Exponencial - Quais os principais projetos que serão desenvolvidos?

Mariluci Mantelli Guimarães - XIX Projeto da leitura; Projeto valores para vida; Projeto oficina do livro; Tecnologia no dia a dia das aulas; Aulas laboratório de ciências; Passeios de estudos; Homenagem às famílias; Proerd - 5º anos; Festa da cultura do campo; Noite cultural; Festa da criança; Uma noite na escola e Gincana de confraternização - 5° anos.

Colégio Exponencial - Quais os desafios do processo ensino aprendizagem e sua relação com a formação de valores?

Mariluci Mantelli Guimarães – Desafio é gerar a cultura da busca conhecimento , manter a coerência com pressuposto da BNCC, persistir, e não deixar que qualquer comportamento inadequado torne-se normal. Interferir na própria ação do dia a dia das crianças com mediações e reflexões. Como gerar hábitos saudáveis em nossas crianças? Com muita constância, com exemplos, com reflexões individuais e coletivas e principalmente com o apoio da família.

Colégio Exponencial - De que forma a relação da família com a escola contribui no desenvolvimento dos alunos?

Mariluci Mantelli Guimarães - Contribui muito, os propósitos são os mesmos, formar pessoas que tenham conhecimento científico e habilidades socioemocionais. A transparência e o diálogo entre as duas são os canais para a construção de uma grande parceria, afinal escola e família educam juntas!

Colégio Exponencial - Como a tecnologia está inserida no cotidiano da escola?

Mariluci Mantelli Guimarães - Ela já é fato, já faz parte do cotidiano escolar. O Exponencial garante aos educadores todos aparatos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem. O acervo é rico e faz parte das aulas. Cada sala tem som e datashow. Temos App Aprimora para ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Portal Educacional com biblioteca on-line, oficina do livro e outros projetos. Portal da Somos Educação que disponibiliza livro didático de Língua Portuguesa e Matemática digitalizado (uma plataforma rica em iconográficos que complementam as unidades de estudos) e outras possibilidades. Enfim, TV e os sites com tablets para salas de aulas e laboratório de informática.