Projeto Vida motiva os alunos a enfrentarem os desafios do Ensino Médio

O Ensino Médio carrega muitos desafios diante das decisões e preparação para a vida e para o mercado de trabalho. Para auxiliar os alunos a tornarem esse processo mais consciente, o Colégio Exponencial realiza o Projeto Vida, que envolve a integração entre os estudantes, a orientação profissional e a construção de um projeto de vida. Tudo isso para que o aluno supere com mais motivação essa etapa da vida escolar.

A primeira fase do projeto já foi realizada neste ano, com a contribuição da facilitadora em Educação Emocional, Fabiana Nunes Ribas. As atividades têm como foco a questão do propósito dos jovens e de como a escola pode auxiliá-los. “Essas atividades são para perceberem que dão conta, que quando estão sendo apoiados fica mais fácil.  Nessa fase o papel da escola e do Projeto de Vida é o encorajamento e fortalecimento, porque eles são realmente capazes”, afirma Fabiana.

Os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio foram motivados a olhar para si e entender as forças que possuem.  “Isso contribui para conseguir fazer escolhas, para que possam se ajudar  e entender as dificuldades uns dos outros”, detalha a facilitadora. Os estudantes do Terceirão refletiram o que esse ano conclusivo representa. “Falamos sobre que sentimentos trazem, sobre como podem se ajudar a vencer os desafios e ainda assim, não perder o foco dos resultados que desejam", explica.

Esse projeto é coordenado pela psicóloga Escolar, Ana Amélia Bedin.  Segundo a psicóloga, esses encontros proporcionam um primeiro momento mais lúdico e de acolhida aos alunos neste início de ano letivo.  São abordadas as especificidades de cada ano letivo e de como enfrentar os seus desafios. “A ideia desse início do Projeto Vida é abordar de forma leve e descontraída a jornada do Ensino Médio, para que eles percebam que apesar dos desafios serem maiores, eles estão naturalmente cada vez mais preparados, porque estão amadurecendo junto com o processo”, destaca Ana Amélia.