Entrevista: Como encantar os alunos e mantê-los motivados?

A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, Dirlei Wagner Fiorini destaca em entrevista os caminhos que estão sendo e serão percorridos, com o objetivo de encantar os alunos pelo aprendizado e mantê-los motivados com a escola e estudos. A coordenadora enfatiza a importância de pensar no Projeto Político Pedagógico, de desafiar os estudantes ao novo e da necessidade da família e escola andarem juntas. Confira na entrevista:

Colégio Exponencial - De que forma foi construído o planejamento de 2020?
Dirlei Wagner Fiorini - Desde 2018, estamos estudando a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2019 o nosso Projeto Político Pedagógico (PPP) foi reescrito. A partir desses estudos, baseados no PPP, na nossa nova Matriz Curricular e com o acompanhamento e supervisão do Orientador Pedagógico, professor Luciano Jaeger, os professores construíram o planejamento 2020.

Colégio Exponencial - Quais os principais projetos que serão desenvolvidos?
Projeto Valores para a Vida, desde 2017, a partir de toda comunidade escolar, definimos quatro valores principais, são eles: RIGOR ACADÊMICO, RESPEITO, RESPONSABILIDADE e CUIDADO. Através de diversas metodologias, trabalhamos com muita perseverança esses valores. O nosso principal objetivo com esse projeto é aprimorar as habilidades socioemocionais de nossos estudantes;
Projeto Estudos Complementares, busca melhorar ainda mais a aprendizagem de nossos estudantes;
Participação em Olimpíadas, com o intuito de desafiar os estudantes ao novo, aprofundar os conteúdos dos diferentes componentes curriculares e, além disso, entendemos que a participação em Olimpíadas melhora a autonomia dos estudantes e “abre portas” aos participantes;
Ciclo/Mostra Ciências da Natureza, esse projeto promove a curiosidade, o pensamento científico, a iniciação à pesquisa… É também através desse projeto, que os estudantes tendem a envolver-se e encantar-se ainda mais com o aprendizado;
Viagens de Estudos, ajudam a desenvolver a autonomia, integram e promovem diferentes experiências que são aprendizados para toda a vida;
O Projeto da Leitura tem o objetivo de fazer os estudantes lerem mais, além de desafiar os que já são leitores, o projeto também melhora o poder de argumentação e estimula a criatividade dos estudantes;
Os Projetos EXPOJOGOS e EXPOMUSIC/EXPODANÇA, com jogos, vocal, instrumentos e danças, têm a finalidade de valorizas as diferentes habilidades dos estudantes;
Atendimento aos pais aproxima a escola da família e aponta caminhos para melhorar a aprendizagem dos estudantes;

Colégio Exponencial - Quais os desafios do processo ensino aprendizagem e sua relação com a formação de valores?
Dirlei Wagner Fiorini - O desafio maior com os estudantes de 6º ano ao Ensino Médio é mantê-los encantados e motivados com a escola e com os estudos. Nessa fase da vida, o mundo moderno oferece muitas opções aos adolescentes e jovens… Opções essas que, muitas vezes, desfocam o estudante dos estudos, até porque estudar exige deles um comprometimento, exige um investimento de tempo da vida deles e na formação de valores que nossa sociedade vive hoje, nem sempre investir tempo nos estudos, ou em algo que não tenha retorno imediato é validado.

Colégio Exponencial - De que forma a relação da família com a escola contribui no desenvolvimento dos alunos?
Dirlei Wagner Fiorini - Entendemos que quanto mais próximo e verdadeiro for o diálogo da família com a escola e vice-versa, melhor será a evolução, em todos os sentidos, dos estudantes no Colégio. Percebemos que quando família e escola andam juntas, os estudantes têm mais confiança em si mesmo e na escola. Eles avançam com mais facilidade e tranquilidade.

Colégio Exponencial - Como a tecnologia está inserida no cotidiano da escola?
Dirlei Wagner Fiorini - A partir do 6º ano, o próprio material didático que utilizamos nos auxilia bastante no bom uso das tecnologias. Os professores podem disponibilizar atividades para os estudantes desenvolverem na escola, ou fora dela, com a utilização das diferentes tecnologias e quando o “sistema” percebe no estudante dificuldades para resolução das atividades, disponibiliza, automaticamente, pequenos textos e vídeos para auxiliá-los a resolver. Também, em alguns componentes curriculares e/ou conteúdos, os estudantes têm o auxílio de jogos e da “realidade aumentada” para interagirem de forma mais lúdica com a aprendizagem. Além disso, há outras formas criadas a partir dos professores para aproveitarem da melhor forma possível essa intimidade que os estudantes têm com as diversas tecnologias existentes.