Colégio Exponencial estimula reflexão sobre convivência coletiva

A típica cena de pessoas reunidas em silêncio, mas conectadas aos celulares se repete com muita frequência nos lugares de convívio social e nas relações familiares. Este é um dos exemplos que motivam a importância de voltar o olhar para convivência coletiva.  Neste contexto, o Colégio Exponencial desenvolve o Projeto Valores para a Vida, que neste ano foca na educação moral, buscando superar a individualização e estimular a relação entre as pessoas.

  O projeto implantado em 2018 visa a formação ética e moral focada em valores e atitudes, tendo como temas: o respeito, responsabilidade, cuidado e rigor acadêmico. Neste ano o projeto entra em nova fase, em março foram retomadas as reuniões com as famílias, de acordo com as faixas etárias dos estudantes, para dialogar sobre os caminhos na preparação dos alunos enquanto cidadãos.

Segundo o professor Odilon Poli, um dos idealizadores do projeto, a ideia do Colégio  é reforçar a importância da participação da família e da escola na preparação dos estudantes.  Na avaliação do professor, no contexto atual tudo leva a individualização,  por conta disso as pessoas tem dificuldade na convivência coletiva. “Procuramos sinalizar o caminho, qual é o papel dos familiares, a importância da participação deles diante do contexto no mundo atual, para entender e saber como agir frente aos temas que apresentam fragilidade”, aponta Poli.

A psicóloga Cognitivo Comportamental Fernanda Cerutti Machado dialogou com as famílias sobre a importância de estabelecer limites, vínculos e abordou as necessidades emocionais. “É importante falar como os pais podem tentar suprir estas necessidades emocionais pensando nelas agora enquanto crianças e no futuro como adultos, para que sejam pessoas resolvidas, que consigam resolver seus problemas e manejar sua vida”, enfatiza.

Segundo o diretor do Colégio Exponencial, Élio Maldaner, esta soma de esforços é indispensável.  “O papel da escola e da família na formação dos estudantes vai além das disciplinas curriculares, é preciso preparar o aluno para a vida”, destaca. Para Cleusa Márcia Nichele, mãe da Giulia Valentina Breansini, do 2º ano, é fundamental envolver a escola e as famílias na formação dos estudantes.  “São valores e responsabilidades que vão adquirindo desde pequenos na escola e não só de dentro de casa. Precisamos fazer alguma coisa diferente, temos que mudar, e essa mudança começa desde pequenos”, afirma.