Notícias
Colégio Exponencial estimula reflexão sobre convivência coletiva
A típica cena de pessoas
reunidas em silêncio, mas conectadas aos celulares se repete com muita
frequência nos lugares de convívio social e nas relações familiares. Este é um
dos exemplos que motivam a importância de voltar o olhar para convivência
coletiva. Neste contexto, o Colégio
Exponencial desenvolve o Projeto Valores para a Vida, que neste ano foca na educação
moral, buscando superar a individualização e estimular a relação entre as
pessoas.
O projeto implantado em 2018 visa a formação ética e moral focada em valores e atitudes, tendo como
temas: o respeito, responsabilidade, cuidado e rigor acadêmico. Neste ano o
projeto entra em nova fase, em março foram retomadas as reuniões com as
famílias, de acordo com as faixas etárias dos estudantes, para dialogar sobre
os caminhos na preparação dos alunos enquanto cidadãos.
Segundo o professor Odilon Poli, um
dos idealizadores do projeto, a ideia do Colégio é reforçar a importância da participação da
família e da escola na preparação dos estudantes. Na avaliação do professor, no contexto atual
tudo leva a individualização, por conta
disso as pessoas tem dificuldade na convivência coletiva. “Procuramos sinalizar
o caminho, qual é o papel dos familiares, a importância da participação deles
diante do contexto no mundo atual, para entender e saber como agir frente aos
temas que apresentam fragilidade”, aponta Poli.
A psicóloga Cognitivo
Comportamental Fernanda Cerutti Machado dialogou com as famílias sobre a
importância de estabelecer limites, vínculos e abordou as necessidades
emocionais. “É importante falar como os pais podem tentar suprir estas
necessidades emocionais pensando nelas agora enquanto crianças e no futuro como
adultos, para que sejam pessoas resolvidas, que consigam resolver seus
problemas e manejar sua vida”, enfatiza.
Segundo o diretor do Colégio
Exponencial, Élio Maldaner, esta soma de esforços é indispensável. “O papel da escola e da família na formação
dos estudantes vai além das disciplinas curriculares, é preciso preparar o
aluno para a vida”, destaca. Para Cleusa Márcia Nichele, mãe da Giulia
Valentina Breansini, do 2º ano, é fundamental envolver a escola e as famílias
na formação dos estudantes. “São valores
e responsabilidades que vão adquirindo desde pequenos na escola e não só de
dentro de casa. Precisamos fazer alguma coisa diferente, temos que mudar, e
essa mudança começa desde pequenos”, afirma.