Entrevista: Educação Infantil prioriza projetos que estimulam novas descobertas

Com criatividade, olhar atento e diálogo com as famílias, a Educação Infantil traça os melhores caminhos para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Os pequenos estudantes recebem muitos estímulos neste período de descoberta e adaptações. A coordenadora da Educação Infantil,  Alvine Genz Gaulke conta em entrevista os desafios  e perspectivas desta etapa na vida escolar.

Colégio Exponencial - De que forma foi construído o planejamento para 2020?

Alvine Genz Gaulke - O Planejamento é construído a partir da reflexão sobre o ano letivo que passou, procuramos refletir sobre os pontos a melhorar e sobre os acertos. Fizemos essa reflexão em equipe e também individualmente. Todo ano buscamos inovar na organização do espaço da sala e nos projetos. Este planejamento também envolve estudo teórico e formação continuada que acontece em diferentes momentos do ano no Colégio Exponencial.

Colégio Exponencial - Quais os principais projetos que serão desenvolvidos?

Alvine Genz Gaulke - Na educação Infantil desenvolvemos alguns Projetos institucionais como o projeto da leitura e o projeto dos valores e também alguns projetos específicos:

Pequenos chefes: Neste projeto as crianças são convidadas a colocar a mão na massa para fazer o lanche da tarde com a mediação da professora Áurea e professoras titulares.

Cores e sabores das frutas: As crianças diariamente são convidadas a comer frutas e saborear diferentes texturas e aromas destas grandes aliadas da alimentação saudável.

Ateliê de artes: As turmas da EI3, 4 e 5 realizam diferentes atividades artísticas e de criação no Ateliê. São convidadas a reaproveitar materiais e ativar a imaginação.

Por um trânsito saudável: Este projeto auxilia as crianças a aprenderem a pedalar e ao mesmo tempo conhecerem as regras de trânsito em um momento de brincar/andar de bicicleta na pista da escola.

Nossos avós: respeito e valorização: É um convite a agradecer pelo carinho dos avós, unindo avós e netos pela mesma causa, o respeito e valorização dos idosos.

Colégio Exponencial - Quais os desafios do processo ensino aprendizado e sua relação com a formação de valores?

Alvine Genz Gaulke - A aprendizagem com as crianças ocorre em uma relação de diálogo, por meio de interações e brincadeiras. O maior desafio é ouvir/observar as crianças para perceber os temas de investigação dos projetos que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais significativo. As crianças são convidadas a diariamente exercerem o respeito e a responsabilidade em diferentes situações de aprendizagem. Por exemplo: Por que os dentes caem é um tema que surgiu em uma turma de 5 anos devido a perda dos dentes de leite que as crianças estão vivenciando e sobre a qual estão conversando intensamente...

Colégio Exponencial - De que forma a relação da família com a escola contribui no desenvolvimento dos alunos?

Alvine Genz Gaulke - A relação família e escola que construímos tem como base o diálogo, buscamos dialogar muito para alinhar a linguagem e as ações em prol do desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este diálogo acontece também entre professoras e famílias, e é essencial para compartilharmos o dia a dia das crianças na escola.

Colégio Exponencial - Como a tecnologia está inserida no cotidiano da escola?

Alvine Genz Gaulke  - Buscamos usar a tecnologia como aliada ao processo de ensino e aprendizagem, porém, temos o cuidado para que o uso seja breve e pontual, potencializando o contato pessoal e com a natureza. Seguimos a indicação da OMS que indica o mínimo de uso de tecnologias até os 2 anos de idade. Nas aulas de Língua Inglesa usamos vídeos lúdicos do material da Oxford, bem como utilizamos a internet e multimídia como meio de pesquisa para os projetos de aprendizagem a partir dos 2 anos.