Notícias
Entrevista: Educação Infantil prioriza projetos que estimulam novas descobertas
Com criatividade, olhar atento e diálogo com as famílias, a
Educação Infantil traça os melhores caminhos para tornar o processo de ensino e
aprendizagem mais significativo. Os pequenos estudantes recebem muitos
estímulos neste período de descoberta e adaptações. A coordenadora da Educação
Infantil, Alvine Genz Gaulke conta em
entrevista os desafios e perspectivas
desta etapa na vida escolar.
Colégio Exponencial - De que forma foi construído
o planejamento para 2020?
Alvine Genz Gaulke - O Planejamento é construído a
partir da reflexão sobre o ano letivo que passou, procuramos refletir sobre os
pontos a melhorar e sobre os acertos. Fizemos essa reflexão em equipe e também
individualmente. Todo ano buscamos inovar na organização do espaço da sala e
nos projetos. Este planejamento também envolve estudo teórico e formação
continuada que acontece em diferentes momentos do ano no Colégio Exponencial.
Colégio Exponencial - Quais os principais projetos
que serão desenvolvidos?
Alvine Genz Gaulke - Na educação Infantil desenvolvemos
alguns Projetos institucionais como o projeto da leitura e o projeto dos
valores e também alguns projetos específicos:
Pequenos chefes: Neste projeto as crianças são convidadas a
colocar a mão na massa para fazer o lanche da tarde com a mediação da
professora Áurea e professoras titulares.
Cores e sabores das frutas: As crianças diariamente são
convidadas a comer frutas e saborear diferentes texturas e aromas destas
grandes aliadas da alimentação saudável.
Ateliê de artes: As turmas da EI3, 4 e 5 realizam diferentes
atividades artísticas e de criação no Ateliê. São convidadas a reaproveitar
materiais e ativar a imaginação.
Por um trânsito saudável: Este projeto auxilia as crianças a
aprenderem a pedalar e ao mesmo tempo conhecerem as regras de trânsito em um
momento de brincar/andar de bicicleta na pista da escola.
Nossos avós: respeito e valorização: É um convite a
agradecer pelo carinho dos avós, unindo avós e netos pela mesma causa, o
respeito e valorização dos idosos.
Colégio Exponencial - Quais os desafios do
processo ensino aprendizado e sua relação com a formação de valores?
Alvine Genz Gaulke - A aprendizagem com as crianças ocorre
em uma relação de diálogo, por meio de interações e brincadeiras. O maior
desafio é ouvir/observar as crianças para perceber os temas de investigação dos
projetos que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais significativo. As
crianças são convidadas a diariamente exercerem o respeito e a responsabilidade
em diferentes situações de aprendizagem. Por exemplo: Por que os dentes caem é
um tema que surgiu em uma turma de 5 anos devido a perda dos dentes de leite
que as crianças estão vivenciando e sobre a qual estão conversando
intensamente...
Colégio Exponencial - De que forma a relação da
família com a escola contribui no desenvolvimento dos alunos?
Alvine Genz Gaulke - A relação família e escola que
construímos tem como base o diálogo, buscamos dialogar muito para alinhar a
linguagem e as ações em prol do desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Este diálogo acontece também entre professoras e famílias, e é essencial para
compartilharmos o dia a dia das crianças na escola.
Colégio Exponencial - Como a tecnologia está
inserida no cotidiano da escola?
Alvine Genz Gaulke -
Buscamos usar a tecnologia como aliada ao processo de ensino e aprendizagem,
porém, temos o cuidado para que o uso seja breve e pontual, potencializando o
contato pessoal e com a natureza. Seguimos a indicação da OMS que indica o
mínimo de uso de tecnologias até os 2 anos de idade. Nas aulas de Língua
Inglesa usamos vídeos lúdicos do material da Oxford, bem como utilizamos a
internet e multimídia como meio de pesquisa para os projetos de aprendizagem a
partir dos 2 anos.