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Estudantes mantêm ritmo de estudos com atividades não presenciais
O Colégio Exponencial cumpre as determinações de suspensão
de aulas para o enfrentamento do Coronavírus, mas mesmo de casa os alunos não
param de estudar. A tarefa agora é de se adaptar as ferramentas tecnológicas,
para não perder o ritmo de estudos e aproveitar o tempo de forma qualificada
com as atividades não presenciais.
Muitas ferramentas tecnológicas e métodos específicos
subsidiam as Atividades Não Presenciais (ANPs), com ênfase nas habilidades
cognitivas, práticas e socioemocionais previstas na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). "Grande parte das famílias e estudantes está envolvida
com as atividades não presenciais. Percebe-se também uma grande evolução dos
estudantes no uso das plataformas digitais. São novas oportunidades de
aprendizagem, que vão além dos conteúdos, pois há o desenvolvimento de
habilidades digitais - uma das competências gerais da BNCC”, destaca o diretor
Élio Maldaner.
Educação Infantil
Na Educação Infantil são enviados roteiros de atividades às
famílias, de acordo com as turmas (berçário até 5 anos). Entre as atividades
estão previstas brincadeiras, receitas para desenvolver em família e registros
de número e letras. As professoras estão gravando vídeos de contação de
história, aula de música e de exercícios físicos. As famílias dão o retorno em
formatos de vídeos e fotos com as produções das crianças. “A receptividade está
boa, há interação das crianças com os professores. Sem esquecer da união da
ludicidade com os campos de experiência que trabalhamos na Educação Infantil”, explica
a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Alvine Genz Gaulke.
Ensino Fundamental 1
Para as turmas do Ensino Fundamental 1, também há roteiros
de estudos com passo a passo e aplicação de várias ferramentas tecnológicas
pelo Portal Educacional, plataforma Plüral e pelo WhatsApp. Por exemplo, um dos
meios de estudo é o aplicativo Aprimora, que está integrado ao site do
Exponencial pelo Educacional do Positivo.
Segundo a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 1, Mariluci
Mantelli Guimarães, os professores gerenciam os conceitos que desejam
desenvolver nos estudantes e o aplicativo propõe a aprendizagem adaptativa em
forma de game, a cada fase vencida são novos aprendizados.
Na avaliação da coordenadora, a maioria das crianças têm
facilidade de acesso às ferramentas, “o desafio está na rotina em casa, como os
pais estão organizando o tempo para brincar e para estudar. Com as mediações a
distância pelos professores e a mediação presencial dos pais parece fluir bem.
As famílias estão colaborando de forma surpreendente”, enfatiza Mariluci.
Ensino Fundamental 2 Médio
Para os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio também é realizado um roteiro de
estudos, disponibilizado no sistema de gestão escolar (Unimestre). Os
professores alternam atividades utilizando aulas gravadas e ao vivo, pois para
os alunos é importante ter momentos síncronos com o professor para minimizar a
distância e a ausência. Também é empregado o Sistema Positivo, onde o aluno tem
acesso às atividades on-line - trilhas, sondagem de conteúdo e avaliações.
A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do
Ensino Médio, Dirlei Wagner Fiorini, destaca que são feitas aulas invertidas
“encaminhamos um texto para o estudo, depois o professor envia explicações complementares
pelo sistema de gestão escolar”, explica.
No Terceirão, etapa
que exige maior dedicação em
função do Enem/vestibular/escolha profissional, o contéudo é intensivo. São
disponibilizadas aulas de revisão dos temas já estudados nos anos anteriores,
também há recomendação de diversas aulas por vídeo e de simulados on-line.