Estudantes mantêm ritmo de estudos com atividades não presenciais

O Colégio Exponencial cumpre as determinações de suspensão de aulas para o enfrentamento do Coronavírus, mas mesmo de casa os alunos não param de estudar. A tarefa agora é de se adaptar as ferramentas tecnológicas, para não perder o ritmo de estudos e aproveitar o tempo de forma qualificada com as atividades não presenciais.

Muitas ferramentas tecnológicas e métodos específicos subsidiam as Atividades Não Presenciais (ANPs), com ênfase nas habilidades cognitivas, práticas e socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Grande parte das famílias e estudantes está envolvida com as atividades não presenciais. Percebe-se também uma grande evolução dos estudantes no uso das plataformas digitais. São novas oportunidades de aprendizagem, que vão além dos conteúdos, pois há o desenvolvimento de habilidades digitais - uma das competências gerais da BNCC”, destaca o diretor Élio Maldaner.

Educação Infantil

Na Educação Infantil são enviados roteiros de atividades às famílias, de acordo com as turmas (berçário até 5 anos). Entre as atividades estão previstas brincadeiras, receitas para desenvolver em família e registros de número e letras. As professoras estão gravando vídeos de contação de história, aula de música e de exercícios físicos. As famílias dão o retorno em formatos de vídeos e fotos com as produções das crianças. “A receptividade está boa, há interação das crianças com os professores. Sem esquecer da união da ludicidade com os campos de experiência que trabalhamos na Educação Infantil”, explica a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Alvine Genz Gaulke.

Ensino Fundamental 1

Para as turmas do Ensino Fundamental 1, também há roteiros de estudos com passo a passo e aplicação de várias ferramentas tecnológicas pelo Portal Educacional, plataforma Plüral e pelo WhatsApp. Por exemplo, um dos meios de estudo é o aplicativo Aprimora, que está integrado ao site do Exponencial pelo Educacional do Positivo.  Segundo a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 1, Mariluci Mantelli Guimarães, os professores gerenciam os conceitos que desejam desenvolver nos estudantes e o aplicativo propõe a aprendizagem adaptativa em forma de game, a cada fase vencida são novos aprendizados.

Na avaliação da coordenadora, a maioria das crianças têm facilidade de acesso às ferramentas, “o desafio está na rotina em casa, como os pais estão organizando o tempo para brincar e para estudar. Com as mediações a distância pelos professores e a mediação presencial dos pais parece fluir bem. As famílias estão colaborando de forma surpreendente”, enfatiza Mariluci.

Ensino Fundamental 2 Médio

Para os estudantes do Ensino Fundamental 2  e Médio também é realizado um roteiro de estudos, disponibilizado no sistema de gestão escolar (Unimestre). Os professores alternam atividades utilizando aulas gravadas e ao vivo, pois para os alunos é importante ter momentos síncronos com o professor para minimizar a distância e a ausência. Também é empregado o Sistema Positivo, onde o aluno tem acesso às atividades on-line - trilhas, sondagem de conteúdo e avaliações.

A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, Dirlei Wagner Fiorini, destaca que são feitas aulas invertidas “encaminhamos um texto para o estudo, depois o professor envia explicações complementares pelo sistema de gestão escolar”, explica.

No Terceirão, etapa  que exige maior dedicação  em função do Enem/vestibular/escolha profissional, o contéudo é intensivo. São disponibilizadas aulas de revisão dos temas já estudados nos anos anteriores, também há recomendação de diversas aulas por vídeo e de simulados on-line.