Criatividade e envolvimento nas produções de Arte surpreende

De casa, os alunos não poupam esforços e com muita criatividade se envolvem nas atividades propostas. Na aula de Arte não é diferente, os estudantes recebem conteúdos e fazem produções práticas que são compartilhadas por meio das ferramentas on-line.

O professor de Arte, Herleson Neno explica que, passado o momento de aproximação com as aulas por meio das ferramentas não presenciais, agora é hora de colocar a mão na massa, já que a primeira etapa foi de videoaula. “Lancei a proposta e estou recebendo um rico retorno de material”, afirma.

No Ensino Fundamental 1 (EF1), o professor destaca que os estudantes foram desafiados a produzir massa caseira, trabalharam conceitos e habilidades de criação em modelagem de modo colaborativo, repassados nos conteúdos curriculares e construíram figuras a partir das imagens que perceberam dentro de casa. Entre as figuras estão, por exemplo, personagens de animação, representação de membros da família, de vasos, plantas e outros objetos do interior da casa.

No 9º ano do Ensino Fundamental 2 (EF2), estudaram a presença das artistas femininas na história do Brasil, trabalharam a caracterização da obra das artistas plásticas Anita Malfatti e Tarsila do Amaral e pesquisaram sobre a produção e trajetória das artistas de Chapecó. O conteúdo rendeu uma leitura das obras, com produções audiovisuais da pesquisa e performances criativas, alunos reproduziram no próprio corpo as cores e expressões vistas em muitas telas.

O aluno Bernardo Pegoraro, turma 92, produziu um vídeo em que apresentou o resultado da pesquisa sobre as artistas, ele se caracterizou e não poupou na criatividade.  “Eu gostei bastante da proposta e para não ficar apenas nos livros, decidi me dedicar a essa atividade, pois é algo novo que eu nunca havia feito. Penso que esse tipo de proposta é bem interessante tanto para os alunos quantos para os professores, deixando os estudantes mais instigados no estudo”,  destaca Bernardo.

Para o professor, a dedicação e envolvimento dos alunos está sendo muito produtiva. “O retorno está sendo sensacional, fiquei surpreso porque estão produzindo muito, com formas diferenciadas, por meio de textos, fotos, áudios e vídeos. Os alunos estão empolgados, o retorno está sendo importante como professor, e está acrescentando muito para eles, com mais autonomia na construção do trabalho”, destaca o professor Neno.