Notícias
Reportagens do 3º ano retratam o lado bom da Pandemia e curiosidades sobre Chapecó
Atenção, gravando!
Como fazer uma reportagem para televisão? O universo da comunicação
e telejornalismo desperta muita curiosidade. Os alunos das três
turmas do 3º ano do Ensino Fundamental 1, tiveram a oportunidade de
entender mais sobre o caminho percorrido para que as histórias
cheguem à telinha. Em uma aula on-line especial, com a participação
da jornalista, repórter da NSC Letícia Ferrari, eles receberam
dicas e puderam tirar muitas dúvidas.
Essa didática
ocorreu de uma forma interdisciplinar, no estudo do componente
curricular de Língua Portuguesa sobre o gênero textual
jornalístico, integrado aos estudos de Ciências Humanas. Os alunos
foram desafiados a produzir o texto para uma vídeo reportagem dentro
dos temas “Pandemia, o lado bom do lado ruim” e “Chapecó nossa
cidade”.
A jornalista contribuiu com algumas dicas para
produção das reportagens, e destaca que o momento pede readaptação.
“Os alunos estão frente às telas e não mais frente aos quadros.
Os professores aprendem um novo jeito de ensinar. Jornalistas, como
eu, acostumados com a rua, trabalham de casa. Por isso digo que a
experiência foi, simplesmente, incrível. De troca mesmo. Falei da
minha rotina na NSC e descobri a importância das aulas continuarem,
mesmo que virtualmente. Os estudantes seguem participativos,
interessados, curiosos, com sede de aprendizado. Os professores
seguem apaixonados e com sede de ensinar”, enfatiza Letícia.
Com
um microfone improvisado, a Julia Beatriz Cora Barpp, da turma 33,
cumpriu o desafio. Ela destacou o lado bom da Quarentena e
entrevistou a avó Silvia Cora e a mãe Giovana Roberta Cora. “Quando
eu estava fazendo a reportagem fiquei muito alegre e muito orgulhosa
de me sentir uma jornalista. Eu amei muito, principalmente quando
entrevistei minha mãe e minha avó", afirma Julia.
Os
temas
A temática sobre a Pandemia foi pensada a partir da
preocupação como escola, para que os alunos aprendam e se mantenham
saudáveis psicologicamente. "O tempo de isolamento tem exigido
de nós novas habilidades, atividades e olhares sobre o cotidiano
para que a necessidade de contato humano seja suprida de outras
formas. Precisamos despertar nossos alunos, para o fato de que apesar
do lado ruim da Pandemia, há algo de bom que podemos levar deste
tempo”, avalia a professora Francieli Karini da turma 33.
O
tema Chapecó nossa cidade, vem ao encontro dos estudos nas Ciências
Humanas. “Aliar as áreas dos conhecimentos e seus componentes em
torno de um tema geral, torna as crianças mais curiosas e envolvidas
com as produções, nosso intuito é estimulá-las a gostar de
estudar. O resultado foi surpreendente com produções que retratam o
meio urbano, meio rural, solo chapecoense, monumentos, pontos
turísticos, bairros, entre outros”, afirma a professora Gislaine
da turma 32.
A professora Claudiane Barili da turma 31,
considera que esse exercício da pesquisa para transformar em
reportagem representa avanços significativos. “São temas que
instigam as crianças à construção do conhecimento, um currículo
interdisciplinar que apresenta assuntos relevantes”, diz a
professora Claudiane.