Notícias
Estudantes do Ensino Fundamental e Médio recebem avaliação do trimestre
O
último trimestre foi desafiador. Em meio a Pandemia, ocasionada pelo
novo Coronavírus, o Colégio Exponencial também teve que buscar
formas de se reinventar no processo de ensino-aprendizagem e
consequentemente na forma de avaliação dos alunos. Na segunda
quinzena de junho, os alunos receberam o boletim do trimestre, para
que já seja possível avaliar o desempenho e rendimento na
aprendizagem.
Ensino Fundamental 1
Segundo a
coordenadora do Ensino Fundamental 1, Mariluci Mantelli Guimarães,
o formato das aulas remotas possibilita avaliar os alunos em
diferentes aspectos. “Não é igual a presencial, mas é possível
verificar a participação, a responsabilidade, a atenção, o
envolvimento. As crianças interagem muito bem com a câmera, som e
chat. Não apresentam receios em se expor. A tecnologia também
favorece a produção de fotos e vídeos e através deles os professores
avaliam expressividade, oralidade e conhecimentos”, explica.
As atividades
avaliativas escritas estiveram presentes, a plataforma Plürall
proporciona o desenvolvimento de questões das diferentes áreas do
conhecimento, inclusive a redação. “Foi possível fechar a média
do 1° trimestre a partir de todas as atividades desenvolvidas. Até
conseguimos desenvolver recuperação paralela com algumas crianças.
Outra questão observada pelos professores foi que muitas crianças
com dificuldades evoluíram muito bem, porque um adulto da família
acompanhou o processo das aulas com mediações que nos
surpreenderam”, avalia Mariluci.
Ensino Fundamental 2 e
Médio
Na avaliação do Ensino Fundamental 2 e Médio, os
professores consideraram os desempenho dos alunos tanto nas aulas
presenciais, quantos nas atividades on-line. “Foram criadas novas
formas de avaliação, levando em consideração a
participação/presença em aula e a entrega de trabalhos”, destaca
a coordenadora Pedagógica do EF2 e EM, Dirlei Wagner Fiorini.
Com
novas metodologias, adequadas a cada nível de ensino, os alunos
produziram vídeos e áudios sobre os conteúdos trabalhados, também
realizaram sínteses e produções textuais enviadas por fotos e
e-mail. “Os professores avaliaram as produções, e fizeram os
apontamentos necessários para que os alunos possam retomar os
conteúdos, que não foram bem aprendidos”, explica
Dirlei.
Educação Infantil
A aprendizagem das
crianças da Educação Infantil é documentada e entregue
semestralmente em forma de portfólio, junto com a avaliação
descritiva. A coordenadora da Educação Infantil, Alvine Genz
Gaulke, explica que devido à pandemia, neste ano, as famílias
receberão um miniportfólio em 10 de julho. “Será um
miniportfólio on-line, com a documentação do processo vivenciado
até então, desde o período de adaptação e primeiros dias de aula
presencial ao período de distanciamento social e aulas remotas”,
enfatiza Alvine.
Atendimento aos pais
O
atendimento aos pais também é realizado de forma on-line e
individualizada. A escola faz o contato antecipado com os pais quando
percebe que o aluno está faltando aula, quando não faz as
atividades, ou está com dificuldade nos conteúdos. Os contatos da
equipe gestora e dos professores estão disponíveis para pais e
estudantes tirarem dúvidas.