Estudantes do Ensino Fundamental e Médio recebem avaliação do trimestre

O último trimestre foi desafiador. Em meio a Pandemia, ocasionada pelo novo Coronavírus, o Colégio Exponencial também teve que buscar formas de se reinventar no processo de ensino-aprendizagem e consequentemente na forma de avaliação dos alunos. Na segunda quinzena de junho, os alunos receberam o boletim do trimestre, para que já seja possível avaliar o desempenho e rendimento na aprendizagem.

Ensino Fundamental 1

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental 1, Mariluci Mantelli Guimarães, o formato das aulas remotas possibilita avaliar os alunos em diferentes aspectos. “Não é igual a presencial, mas é possível verificar a participação, a responsabilidade, a atenção, o envolvimento. As crianças interagem muito bem com a câmera, som e chat. Não apresentam receios em se expor. A tecnologia também favorece a produção de fotos e vídeos e através deles os professores avaliam expressividade, oralidade e conhecimentos”, explica.

As atividades avaliativas escritas estiveram presentes, a plataforma Plürall proporciona o desenvolvimento de questões das diferentes áreas do conhecimento, inclusive a redação. “Foi possível fechar a média do 1° trimestre a partir de todas as atividades desenvolvidas. Até conseguimos desenvolver recuperação paralela com algumas crianças. Outra questão observada pelos professores foi que muitas crianças com dificuldades evoluíram muito bem, porque um adulto da família acompanhou o processo das aulas com mediações que nos surpreenderam”, avalia Mariluci.

Ensino Fundamental 2 e Médio
Na avaliação do Ensino Fundamental 2 e Médio, os professores consideraram os desempenho dos alunos tanto nas aulas presenciais, quantos nas atividades on-line. “Foram criadas novas formas de avaliação, levando em consideração a participação/presença em aula e a entrega de trabalhos”, destaca a coordenadora Pedagógica do EF2 e EM, Dirlei Wagner Fiorini.

Com novas metodologias, adequadas a cada nível de ensino, os alunos produziram vídeos e áudios sobre os conteúdos trabalhados, também realizaram sínteses e produções textuais enviadas por fotos e e-mail. “Os professores avaliaram as produções, e fizeram os apontamentos necessários para que os alunos possam retomar os conteúdos, que não foram bem aprendidos”, explica Dirlei.

Educação Infantil
A aprendizagem das crianças da Educação Infantil é documentada e entregue semestralmente em forma de portfólio, junto com a avaliação descritiva. A coordenadora da Educação Infantil, Alvine Genz Gaulke, explica que devido à pandemia, neste ano, as famílias receberão um miniportfólio em 10 de julho. “Será um miniportfólio on-line, com a documentação do processo vivenciado até então, desde o período de adaptação e primeiros dias de aula presencial ao período de distanciamento social e aulas remotas”, enfatiza Alvine.

Atendimento aos pais
O atendimento aos pais também é realizado de forma on-line e individualizada. A escola faz o contato antecipado com os pais quando percebe que o aluno está faltando aula, quando não faz as atividades, ou está com dificuldade nos conteúdos. Os contatos da equipe gestora e dos professores estão disponíveis para pais e estudantes tirarem dúvidas.