Novas conexões e formas de aprendizado nas aulas de Física

A educação está sendo marcada por mudanças significativas, com aplicação de recursos pedagógicos e suporte do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). É uma mudança no processo de ensino-aprendizagem que favorece o protagonismo entre professor e aluno. Uma das novidades é a participação de convidados nas aulas para trazer curiosidades e as vivências sobre os temas.

A professora, Mestre Daiane Carla Casonatto, inovou nas aulas on-line, na disciplina de Física, com suas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental 2, ao falar sobre o tema História da Ciência. A professora contribui com o aprendizado dos alunos trazendo a participação da professora, Doutora Ana Marli Bulegon, docente  da Universidade Franciscana (UFN) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, (PPGECIMAT - Doutorado e Mestrado) onde ministra as disciplinas: Educação mediada por Tecnologias Digitais, Tecnologias Digitais para Educação, Tópicos Especiais em Ensino de Ciências e Matemática; além de orientações de mestrandos e doutorandos nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática com uso de TIC, nas modalidades presencial e EaD.

Para a professora Daiane é uma atividade de conexão, um espaço destinado para troca de ideias. “As tecnologias utilizadas neste momento na educação condicionam e criam novas condições para a produção escolar, e proporcionam aos professores realizar o ensino de conteúdos escolares de uma forma interativa e dinâmica, modificando, muitas vezes, o modo como o professor trabalha em sala de aula”, avalia.