Drive Thru a favor da Leitura emociona e estimula novos saberes

Na carona: os livros de literatura, saudades e manifestações de afeto. Junto com a família, os alunos do Ensino Fundamental 1 do Colégio Exponencial viveram a 19ª edição do Projeto de Leitura no último sábado (18/07),  por meio do Drive Thru a favor da leitura, “Do Escritor ao Leitor. Nas ondas da leitura”. O projeto foi adaptado às restrições da Pandemia, para que o estímulo à leitura seja permanente.

Na atividade, os alunos passaram pelo Colégio para receber autógrafos das escritoras chapecoenses Dinara Tessari e Gina Zanini e as atividades correspondentes à leitura, já que eles estão estudando as obras dessas escritoras. Também foi um momento de emoção marcado pelo reencontro com os professores - respeitando os protocolos de saúde, com o uso de máscaras e os distanciamentos recomendados.  “Achei bem legal para a gente aprender”, diz a aluna Barbara Boff – turma 51.

Os alunos do 1º, 2º e 4º anos foram estimulados a ler as obras da escritora chapecoense Dinara Tessari: Fantasma Amarelo e Árvore da rua Tagarela. “Apesar da situação do momento foi uma ideia maravilhosa, mesmo com o distanciamento as crianças conseguiram se aproximar um pouco da gente”, afirma Dinara.

Nos 3º e 5º anos foram trabalhadas as obras da escritora chapecoense Gina Zanini: Do Princípio; a Menina que Engolia as Palavras; O Menino de Estrela: Enio Griebler.  “Foi uma forma de valorizar realmente a literatura e os autores de Chapecó. Estou muito feliz com essa atividade que o Colégio Exponencial proporcionou”, afirma Gina.

Os alunos também manifestaram o afeto aos professores e à escola por meio de cartazes, desenhos e cartinhas. Segundo a coordenadora pedagógica do EF1, Mariluci Guimarães o envolvimento foi surpreendente. “Como faz falta na vida de nossos alunos o espaço escolar, o convívio social com os professores e amigos. Um encontro rápido com uma recepção calorosa pela equipe Exponencial, mesmo de dentro do carro, possibilitou matar as saudades, acrescentar uma dose de incentivo à leitura com escritoras, autógrafos e livros, e receber o afeto dos professores”, avalia Mariluci.

A aluna Betina Peruzzo, turma 53,  afirma que seria melhor estar na escola com os professores, mas ficou feliz em revê-los.  “Achei bem interessante as histórias. Fazia muito tempo que não via meus professores, gosto muito deles”, destaca.

Solidariedade

O Drive Thru a Favor da Leitura também foi marcado pela solidariedade. Foram arrecadados agasalhos entregues para a Secretaria Municipal de Assistência Social e ao Projeto Amigos Cooperados.