Alunos do Exponencial expressam gratidão aos profissionais da saúde com cartas e desenhos

No estudo de Linha Portuguesa sobre gênero carta, os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio tiveram uma nobre tarefa, a de expressar nas linhas de uma carta a gratidão e reconhecimento aos profissionais da saúde. Mais do que  técnicas de redação eles empregaram amor, com palavras sensíveis carregadas de emoção, que tiveram como tema “Vivendo uma história de amor...ao próximo”. Junto com as cartas também foram entregues desenhos da Educação Infantil, cheios de cor e afetuosas mensagens.

Os destinatários foram os profissionais da saúde do Hospital Regional do Oeste (HRO) e do Hospital da Unimed de Chapecó. As cartas foram recebidas de forma emocionada pelos colaboradores do HRO representados pela direção administrativa, de enfermagem, farmácia, lavanderia e pela comissão de humanização do hospital. O diretor geral do HRO, Osmar Arcanjo de Oliveira leu uma das cartas e com voz embargada retribuiu o gesto dos estudantes, manifestando gratidão. No Hospital da Unimed as cartas e desenhos foram recebidos pelo presidente da instituição José Pegoraro Foresti, que também agradeceu os alunos. “É um grande incentivo, nosso pessoal está exausto. Esse incentivo faz a diferença”, afirma Foresti.

A professora de Língua Portuguesa, Márcia Brasil Stonoga, revisou as cartas, que revelaram muita empatia e amor. "Foi uma experiência inesquecível. Espero que as cartas supram e confortem cada um dos profissionais. Meus alunos se sensiblizaram e escreveram o que sentiram. Nossas crianças da Educação Infantil também foram parte fundamental neste projeto", destaca a professora Márcia.

As crianças da Educação Infantil 4 e 5 participaram do projeto com desenhos. “ Eles mostraram o carinho e gratidão pelos profissionais da saúde, especialmente neste momento de pandemia que vivemos. As crianças também demonstraram nos desenhos os cuidados para combater o vírus”, enfatiza a coordenadora da Educação Infantil, Alvine Genz Gaulke.

O diretor escola, professor Élio Maldaner, agradeceu a participação dos alunos e a reciprocidade dos profissionais dos hospitais no envolvimento com o projeto e a escola.

A experiência

A aluna Isabella Hampel Pires, turma 202, aprovou a atividade, “fez toda a turma pensar mais pro lado desses profissionais e sobre o que todos eles também estão passando. Minha irmã é médica e está trabalhando na linha de frente mesmo, foi legal conversar com ela sobre isso. E isso fez a gente dar mais valor a todos esses profissionais, porque eles são os reais heróis aqui né? Sem eles não seríamos nada nesse período. Agradeço a professora Márcia por todos os aprendizados”, destaca.

Para Ana Julia Bordignon Tozzo, turma 202, foi uma significativa experiência. “Conseguimos mostrar de alguma maneira nosso apoio a essas pessoas que estão sendo tão importantes nesse momento. Gostei muito de ter a oportunidade de demonstrar isso”, afirma Ana Julia.