ONC - OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS E OBA - OLÍMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS - ONC

No mês de Agosto de 2020 e Janeiro de 2021, estudantes desde os oitavos anos até o Terceiro do Ensino Médio do Colégio Exponencial, estiveram realizando de forma online as provas da ONC - Olimpíada Nacional de Ciências que contempla as áreas do conhecimento: Astronomia, Biologia, Física e Química. Participam desta olimpíada alunos do Brasil todo, sejam de escolas públicas ou privadas.

Com aplicação desta prova obtivemos medalhas entre nossos estudantes. Os alunos: Wagner Augusto, Sofia Arribas Pereira e Alice Tramontini Soletti, conquistaram um destaque e obtiveram medalhas de ouro. A aluna Tereza De Siqueira Mariano da Silva medalha de bronze.

Já os estudantes Bárbara Isabela Argenta Marques, Milena Ghisleni Raimann, Camila Michels e Mariana Boufleur Dalinghaus obtiveram menção honrosa.

Diante da grande participação de estudantes em todas as regiões do Brasil, a classificação e as medalhas obtidas é de suma importância para estes estudantes, visto que as olimpíadas científicas servem tanto para desenvolver os aspectos individuais que contribuirão para a construção do conhecimento científico do País, pautando-se numa formação técnica, bem como trabalhar a formação social do estudante ao promover o trabalho em equipe e incentivar trocas de experiências.

À vista disto, as professoras Daiane Carla Casonatto e Roseli Benedet Dall Igna coordenadoras da ONC afirmam que a participação nestas olímpiadas possibilita mais do que estabelecer a mera competição excitam a difusão do conhecimento na educação básica e ao mesmo tempo contempla a formação de alunos e professores no que concerne aos conhecimentos científicos e tecnológicos.

OLÍMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - OBA

No ano de 2020 estudantes desde os sétimos anos até terceirão do Ensino Médio do Colégio Exponencial estiveram realizando as provas da OBA. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), onde tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

Com a aplicação desta prova, os seguintes estudantes obtiveram classificação e medalhas. Clara Muneron Chiodelli, Lucas Marques Alves Petry, Marco Aurélio Roman, Milena Ghisleni Raimann, Sofia Arribas Pereira obtiveram medalhas de ouro. Isabella Gonçalves Pereira, Wagner Augusto obtiveram medalhas de prata.

Diante da grande participação de estudantes em todas as regiões do Brasil, a classificação e participação para este evento é de suma importância para os estudantes, visto que as olimpíadas científicas servem tanto para desenvolver os aspectos individuais do indivíduo que contribuirão para a construção do conhecimento científico do País, pautando-se numa formação técnica, bem como trabalhar a formação social do estudante ao promover o trabalho em equipe e incentivar trocas de experiências. À vista disto, as olimpíadas de Astronomia e Astronáutica mais do que estabelecer a mera competição excitam a difusão do conhecimento na educação básica e ao mesmo tempo contempla a formação de alunos e professores no que concerne aos conhecimentos astronômicos e astronáuticos.

A preparação dos estudantes para a OBA, inicia com a inserção da disciplina de Física aos nossos estudantes deste o sétimo ano do ensino fundamental 2, incluindo tópicos de Astronomia, Leis de Kepler, funcionamento do Universo, bem como com a realização das provas da OBA de outros anos que foram aplicadas.