ORIENTAÇÕES ÀS FAMÍLIAS

Às famílias.

Desejamos a todos um bom recomeço de atividades.

A partir de 15 de março, houve o retorno gradativo de mais alunos às aulas presenciais, o que exigiu o fortalecimento de determinadas ações para que, de modo articulado, pudéssemos diminuir a atual ameaça relacionada com a COVID-19. Deste modo, a Equipe Gestora Pedagógica estabeleceu importantes orientações com o propósito de unificar ações e rotinas de atuação na Escola.

01) Quanto ao uso de máscara: o estudante flagrado sem o uso de máscara na Escola será orientado e advertido pela coordenação. Na segunda advertência, o estudante será afastado das aulas presenciais por 7 dias, com justificativa encaminhada aos pais. O não uso da máscara será permitido somente em situações excepcionais como, por exemplo, durante o lanche e crianças na Educação Infantil (bebês e crianças com 2 anos ou menos).

02) Procedimentos para suspeita, com sintomas ou estudante (ou familiar) positivado com a Covid-19:

Não deve frequentar a Escola e a coordenação deverá ser informada pela família, o aluno que:

a) teve contato externo com familiares ou outras pessoas com sintomas/e ou suspeitas da COVID-19. (Família deve monitorar o aluno em casa, realizar encaminhamentos às autoridades competentes de saúde, se necessário). Retorno à escola somente após certeza de que não está positivado;

b) testar positivo para a COVID-19;

c) tiver contato com alguém que testou positivo para a COVID-19.

Quanto ao afastamento e monitoramento da turma.

Educação Infantil: na ocorrência de casos suspeitos de alunos que estiveram presencialmente na escola, deverá ocorrer o afastamento de todo o grupo contactante, independentemente se os sintomas identificados foram no domicílio ou no estabelecimento de ensino. Ou seja, serão afastados também todos os alunos da turma, por 14 dias a contar do último dia que o caso suspeito ou confirmado esteve na escola. Nesta situação será realizado o ensino não presencial/remoto a toda a turma.

Contudo, se o resultado do teste laboratorial ou teste rápido de antígeno (“exame do cotonete”) do caso suspeito for negativo, todos os alunos da turma, bem como a professora, a auxiliar da turma, poderão retornar às atividades escolares antes dos 14 dias previstos e todos os pais serão, previamente, comunicados. Se o resultado for positivo, a turma e professores da turma continuam em atividades não presenciais até se esgotarem os 14 dias a partir do último contato com caso suspeito.

Ensino Fundamental 1, 2 e Ensino Médio

Sintoma identificado no domicílio: ficar em casa e informar a coordenação. Manter a atividade não presencial. Afastar o caso suspeito da COVID-19 da atividade presencial, até a definição do caso. A turma será monitorada por 14 dias em que o caso suspeito ou confirmado faz parte. Mantém-se a atividade presencial.

Sintoma identificado na escola: aluno será encaminhado à sala de isolamento para os devidos encaminhamentos pelos familiares ao médico. A turma será monitorada por 14 dias em que o caso suspeito ou confirmado faz parte. Mantém-se a atividade presencial.

03) Quanto a mudança de regime de atendimento:

Conforme revisão da Portaria nº 983/2020 os responsáveis podem optar pela mudança de regime de atendimento de remoto para presencial ou vice-versa.

Orientações: Em caso de mudança, comunicar à instituição, até na quinta-feira da semana, através do preenchimento do formulário MUDANÇA DE REGIME DE ATENDIMENTO, disponível no SITE DA ESCOLA (opção ESTUDANTES E PAIS - COVID) e aguardar o novo enquadramento de atendimento, a ser iniciado na segunda-feira da semana subsequente. As solicitações realizadas após a quinta-feira, serão automaticamente deslocadas para os novos atendimentos da semana posterior.

04) Reforço aos cuidados essenciais:

Recomendamos observar as diretrizes básicas:

a) Uso correto da máscara

b) Distanciamento social

c) Higiene pessoal: lavagem regular e adequada das mãos

Vulnerabilidades: contatos diretos (toque de mãos, beijos, abraços) ou mediados (toque com as mãos na boca, nariz e olhos).

Contamos com a compreensão e a colaboração de todos,

Equipe Gestora Pedagógica
23/03/2021