ROBERTA, PSICÓLOGA DO EXPONENCIAL EM CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO BULLYING E À VIOLÊNCIA ESCOLAR

A Psicóloga Roberta trabalhou com estratégias pedagógicas de conscientização de combate ao bullying e à violência na escolar com as turmas de 4 anos da Educação Infantil e turmas do EF1 de 6 a 11 anos, em 15/04/2024. Diferente das dificuldades pontuais que envolvem desavenças entre crianças e adolescentes, o bullying é uma questão grave, uma forma de violência que precisa ser prevenida e, quando acontecer, remediada. A data 07/04 lembra que o diálogo sobre o assunto, construindo em espaços seguros, onde crianças e adolescentes possam ser acolhidos e escutados, se sentindo confortáveis para falar abertamente sobre o que estão passando. O Colégio Exponencial, através da psicóloga Roberta promove discussões e reflexões sobre o respeito às diferenças para fortalecer o convívio coletivo. A escola deve ser um lugar seguro para o desenvolvimento saudável de relações sociais e de aprendizagem. O bullying e o cyberbullying não são modismos, fases, ou brincadeirinhas, são agressões sucessivas e de desrespeito que devem ser combatidas e prevenidas no contexto escolar.