Estudante do Exponencial é classificado para 17ª Jornada Espacial

O estudante Diogo Back Sartoretto, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Exponencial, conquistou a nota 9,7 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O desempenho rendeu ao aluno o convite para participar da 17ª Jornada Espacial, que será realizada em São José dos Campos, de 1º a 7 de dezembro.

A prova na OBA foi realizada em 17 de maio deste ano, é um evento nacional que ocorre nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. Estudantes desde os sétimos anos até terceirão do Ensino Médio do Colégio Exponencial participaram das provas da OBA.

A Jornada Espacial terá palestras com especialistas em Foguetes, Satélites, Astronomia, oficinas de foguetes e de astronomia. Também inclui visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), à TV Vanguarda, ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O diretor do Colégio Exponencial, Élio Maldaner avalia que diante da grande participação de estudantes em todas as regiões do Brasil, a classificação e participação para este evento é muito significativa. “As olimpíadas científicas contribuem no desenvolvimento individual do estudante e para construção do conhecimento científico do país. Estimulam a formação técnica e social do estudante ao promover o trabalho em equipe e incentivar trocas de experiências”, afirma.

A professora de física Daiane Carla Casonatto afirma que as olimpíadas de Astronomia e Astronáutica dão uma importante contribuição aos alunos. “Mais do que estabelecer a mera competição excitam a difusão do conhecimento na educação básica e ao mesmo tempo contempla a formação de alunos e professores, no que concerne aos conhecimentos astronômicos e astronáuticos”, declara.

Segundo a professora, a preparação dos estudantes para a OBA inicia com a inserção da disciplina de Física aos nossos estudantes deste a sétima série, incluindo tópicos de Astronomia, Leis de Kepler, funcionamento do Universo, bem como com a realização das provas da OBA de outros anos que foram aplicadas.

Para o estudante Diogo Sartoretto, a jornada é uma ótima oportunidade de expandir o conhecimento. “Me sinto feliz por ter sido selecionado entre vários alunos que realizaram a prova. Grato ao colégio e aos professores pelo projeto”.