Encontro virtual proporciona troca de vivências sobre as emoções dos adolescentes em tempos de pandemia

Em um bate-papo aberto, os alunos do 8º ano a 3ª Série do Ensino Médio tiveram a oportunidade de ouvir e falar sobre o tema "As emoções dos adolescentes em tempos de pandemia ".  O debate on-line foi promovido pelo Exponencial,  com a participação do psiquiatra Daniel D'ávilla,  tendo na mediação e coordenação a psicóloga escolar, Ana Amélia Bedin.

O objetivo central é promover, à luz da psicanálise, um momento de escuta qualificada aos adolescentes da escola. Foram abordadas as emoções diante do cenário da pandemia, especialmente no que se refere às aulas remotas. “Tivemos uma conversa bem aberta sobre questões ligadas a adolescência. Falamos sobre a importância do contato presencial, dos abraços e de como lidar com as adversidades nesse momento em que as relações se tornaram mais virtuais”, explica a psicóloga, Ana Amélia Bedin.

Com os depoimentos foi possível observar muita superação, nessa fase de adaptação da relação aluno escola. “O isolamento social  produziu  novas aprendizagens, muitos alunos se tornaram mais autônomos, têm explorado conteúdos extras. Mas a falta da escola é um dado real vivenciado na pele”, destaca Ana Amélia.

O encontro virtual teve a participação da coordenação escolar e professoras. Esse mesmo tema foi abordado com os pais em reunião on-line realizada em agosto.